Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 30 de maio de 2023.
10/12/2021
NOTÍCIAS
Em projeto inédito, Insper entrega propostas para o desenvolvimento público
Grupo acadêmico realizou estudos para soluções nas áreas de resíduos, segurança pública e regularização fundiária
 
Após analisar diversas pastas do Município durante três meses, alunos da pós-graduação em gestão pública do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) apresentaram, nesta sexta-feira (10), propostas de desenvolvimento para a Prefeitura de São Vicente.
 
As secretarias da Administração Municipal deram abertura para o grupo acadêmico realizar um "raio-x" sobre os dados da gestão atual durante um trimestre inteiro, convidando os estudantes a visitar a Cidade na última semana de aulas.
 
Em parceria exclusiva, o estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico acerca de três temas: Gestão de Resíduos, Segurança Pública e Regulação Fundiária.
 
Durante essa semana, os 19 alunos passaram pelo processo de “imersão” do estudo, conhecendo de forma presencial os locais de trabalho da Prefeitura e entrando em contato com gestores de pastas como Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Semam), Guarda Civil Municipal (GCM), Subprefeitura e outras.
 
A apresentação dos trabalhos foi no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da Cidade.
 
A vice-prefeita Sandra Conti fez a abertura do evento, agradecendo a proposta de observação feita pelo grupo. "Esse projeto é algo inovador e essencial para o Município. Esse olhar de fora faz com que a gente pense fora da caixinha e nos ajuda nos próximos passos da nossa gestão.” 
 
O coordenador do curso e professor de gestão pública, Marcelo Marchesini, ressaltou a importância do programa para o campo acadêmico. “Essa foi uma oportunidade incrível para a nossa sala. Entramos em contato com diversas pastas, estudando seus dados e conversando com representantes de cada secretaria. Aprendemos muito e esperamos que esse estudo também ajude no crescimento de São Vicente.” 
 
Para a secretária de Planejamento e Governança (Seplag), Talita Correa Santos, essa parceria funcionou como uma “troca” de conhecimento. “Foi uma satisfação muito grande para ambos os lados, pois faz parte do processo de aprendizagem deles na pós-graduação, além de contribuir com o aperfeiçoamento da gestão atual em sua atuação.” 
 
O evento também contou com a presença das secretárias Camila Oliveira (Sehab), Wanessa Almeida Valente de Matos (Seob), Marianne da Costa (Sefaz), do subprefeito da Área Continental, Zé Leal, do secretário adjunto da Seman, Mário Bueno, e do subsecretário de controle interno do Gabinete, Renan Rocha Ribeiro.
 
Presença Remota - Durante o período de intervalo do evento de educação “Centro Lemann”, realizado no Ceará, o prefeito Kayo Amado fez questão de assistir, via chamada de vídeo, à apresentação das propostas. Conversando com representantes de cada grupo, o prefeito de São Vicente finalizou a apresentação agradecendo pela participação dos estudantes. “Nossa gestão quer dar um salto de qualidade na Cidade e, para isso, precisamos de parceiros com o mesmo foco, como vocês. São Vicente está de portas abertas para estudantes como vocês e outras turmas que estão por vir, sempre que precisarem.” 
 
Por Renan Valentim
Fotos: Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite