Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
11/12/2021
NOTÍCIAS
Prefeitura firma parceria com Centro Lemann para programa na área da educação
Na cidade de Sobral (CE), Prefeito Kayo Amado confirma participação de São Vicente,  único município da Baixada Santista e um dos 57 contemplados em todo o País
 
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado e a secretária municipal de Educação (Seduc), Nivea Marsili, participaram do Encontro de Prefeitos e Prefeitas pela Equidade na Educação, promovido pelo Centro Lemann, no município de Sobral, no Ceará, dias 9 a 10 de dezembro e firmaram compromisso com o programa de formação de gestores de escolas da rede pública municipal. 
 
O encontro reuniu autoridades de 57 municípios de todo o País para conhecer de perto a iniciativa da prefeitura de Sobral, que hoje é um  case  de sucesso na área da educação. 
 
São Vicente fará parte do Programa de Formação de Lideranças do Centro Lemann — oferecido gratuitamente às redes municipais — a partir de 2022.  Isto representa  que somente 1% dos municípios brasileiros foram contemplados pela entidade cearense e São Vicente é a única das nove cidades da Baixada Santista a ser convidada a integrar o Programa. 
 
Entre os principais objetivos  da iniciativa, estão: sensibilização dos gestores às lideranças educacionais, ampliação da capacitação técnica, fomento à gestão pedagógica, diminuição das desigualdades, promoção da aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes. 
 
“Agora iremos formar nossos diretores e trocar boas práticas para que a gente comece a alcançar bons índices na nossa cidade. Que as nossas crianças possam ler e escrever no segundo, terceiro ano e, para isso vamos fomentar a capacitação dos profissionais”, explicou a secretária Nivea Marsili. 
 
Entusiasmado com o programa, o Prefeito Kayo Amado explicou que o exemplo de Sobral é inspirador e, a partir de 2022, São Vicente também entrará no processo para elevar o patamar referente ao Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - do Governo Federal. 
 
“Vamos fazer parte de uma grande formação de diretores de escolas, enfrentando os desafios e conhecendo outras realidades, como a de Sobral. Firmamos o compromisso de fortalecer a capacitação de nossos gestores da rede pública, pois a educação é a base de tudo, tanto para a formação de nossos alunos e cidadãos, quanto para combater as desigualdades”,  afirmou o chefe do Executivo vicentino.
 
A cidade de Sobral é conhecida por ter uma das maiores notas do Ideb nos últimos anos. Prova disso, é que seu índice subiu de 4,5 em 2005 para 9,1 em 2017, tornando-se referência no país.
 
Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação – Com sede na cidade cearense de Sobral e apoiado pela Fundação Lemann, o Centro é uma organização sem fins lucrativos, com atuação nacional e internacional com o propósito de promover a igualdade na educação básica.
 
Por Henrique Miguel e Mara Prado

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite