Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
11/12/2021
NOTÍCIAS
Projeto Identidades recebe elogios e emociona pais e responsáveis
Ação desenvolvida pela creche El Shaday teve encerramento nesta sexta-feira (10); entre os desafios, familiares reconheceram crianças apenas pelo sorriso

A creche El Shaday (Parque São Vicente) promoveu na tarde desta sexta-feira (10) o encerramento do Projeto Identidades, que trabalhou com as crianças uma série de ações voltadas ao desenvolvimento e ao autorreconhecimento corporal.

A unidade abriu as portas à comunidade para uma exposição, com todo o material produzido no decorrer do trimestre. Entre as produções, estavam fotos com “recortes” de sorrisos e das mãozinhas carimbadas em um painel, para que os familiares reconhecessem as crianças. Os adultos tiveram, também, o desafio de desenhar seus filhos em um porta-retratos. Banners em tamanho natural apresentaram o contorno do corpo dos alunos, sustentado as fotos de seus rostos. 

As crianças foram as grandes protagonistas de toda a atividade desenvolvida. “Durante os três meses de aula presencial, eles puderam identificar o seu corpo, conhecer os cuidados necessários e saber quem são as pessoas da família que podem tocá-los, sempre respeitando a individualidade”, detalhou a coordenadora pedagógica, Fabiana Madureira, que idealizou o projeto. “A criançada amou todas as etapas, com experimentação de frutas, danças e expressões corporais diversas. Foi uma forma encantadora, com envolvimento direto da comunidade.”

O supervisor de ensino André Zeferino de Oliveira lembra que a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) abraçou de imediato a proposta, logo que foi apresentada. “Achamos incrível. Esse trabalho de reconhecimento da identidade vem ao encontro da Base Curricular Municipal e ajuda os pais a acompanharem todo o processo de aprendizagem, tão importante nesta fase da vida”, destacou 

Para a supervisora de Ensino, Nancy Tanikawa Lopes, a ação foi importantíssima. “Essa exposição é o ápice de tudo o que aconteceu no decorrer do ano, e que foi muito bem elaborado. Nada melhor que ver as crianças se identificando, reconhecendo a si mesmas e ao outro, o que ajuda no desenvolvimento como cidadão.”

Mãe do menino Israel (3 anos), Vanete Maria de Jesus elogiou a mostra realizada na creche. “Tudo muito bem feito, muito lindo. Amei bastante, porque esse trabalho ajuda no crescimento dele”. 

Cintia Vieira dos Santos reconheceu o filho Ezequiel no painel. “Foi fácil encontrar, porque ele é um menino carismático, com sorriso bem fácil de identificar. Foi um projeto bem legal.” 

Já Maria Luíza Dias é bisavó da Alícia. “Ela está muito feliz com tudo o que foi feito aqui na creche, e eu também fiquei bem contente.”
 
Por Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite