Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de junho de 2024.
12/12/2021
NOTÍCIAS
Formandos de jornalismo produzem TCC sobre história do São Vicente Atlético Clube
Caio Mendonça e Victor Rodrigues, ambos de 21 anos, criaram um site que contextualiza os 93 anos do clube, o ‘Futebol de Primeira’ 
 
Fundado em 21 de abril de 1928, o São Vicente Atlético Clube, tradicional agremiação das cores preta e branca, que representa a Primeira Cidade do Brasil no futebol, não possuía nenhuma fonte de pesquisa aprofundada na internet. Diante disso, os formandos de jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Caio Mendonça e Victor Rodrigues, ambos de 21 anos, decidiram produzir, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o site ‘Futebol de Primeira', que conta a rica história do ‘Calungão’ e sua trajetória dentro e fora dos gramados. 

"Não achamos nenhum site ou plataforma na internet que reunisse todas as informações de maneira organizada. Encontramos alguns textos, mas tudo muito 'solto'. Entendemos que seria possível, e de suma importância para a Cidade, traçarmos um compilado de tudo isso, contextualizando as origens do clube e suas conquistas. Quem quiser, agora pode acessar facilmente a plataforma em qualquer lugar do mundo", explica Caio.

Grato pela visibilidade com a nova plataforma, o presidente do São Vicente A.C, José Reinaldo Cavalcanti, carinhosamente apelidado de ‘Neno’, agradeceu aos novos jornalistas. “Muito feliz por esse site criado. Certamente agrega muito para o nosso time e para a Cidade, afinal, a Primeira Cidade do Brasil também faz jus ao País do Futebol.”  

Os formandos entenderam que, por ser um clube lapidado pela comunidade, não só os amantes de futebol, mas a população em geral também poderia se identificar com a história do São Vicente A.C. “Foi especial perceber que a raiz vicentina é presente no clube. Conhecemos histórias que mostram o quanto o Calungão mudou a vida de muita gente, criando vínculos afetivos e, além disso, lindas carreiras profissionais”, relata Victor.  

O site contém fotos, vídeos e informações sobre os 93 anos de história do clube alvinegro, da fundação ao sonho de retorno à categoria profissional. Para conhecer melhor, basta acessar: https://www.futdeprimeira.com/


                                                 
 
Sonho realizado

Foram quatro longos anos de dedicação até o momento especial: o da aprovação. Tudo isso com um propósito: “Tornar-se jornalista e fazer a diferença na vida das pessoas através da comunicação”. Com muito empenho, o sonhado título de ‘aprovados’ veio para Caio e Victor. 
“São quatro anos de curso, mas, antes deles, tive que passar por muitas coisas na vida para chegar a este momento. É muito gratificante perceber que todo esforço foi recompensado, desde acordar cedo e pegar o transporte público, até conciliar estudo e trabalho. Gratidão imensa. Foi um sonho realizado”, comemora Victor. 
 
“A aprovação e a maneira como os professores avaliaram o nosso trabalho dão uma sensação de felicidade imensa e refletem tudo aquilo que passamos ao longo desses quatro anos de curso, e destes meses dedicados ao TCC”, vibrou Caio. 
 
Caio ainda reforça que, além da satisfação profissional, o trabalho desperta um sentimento de gratidão por poder contribuir com a história do São Vicente. “Que esses quase 94 anos jamais sejam apagados, pois fazem parte da cultura da nossa amada Cidade.” 

São Vicente Atlético Clube

Em 1928, 13 jovens da Primeira Cidade do Brasil perceberam o movimento crescente do futebol. No local eternizado como a Biquinha de Anchieta, em 21 de abril, foi criado um novo clube, o Feitiço.
 
O nome foi uma homenagem ao jogador que, na época, era o principal destaque de um dos maiores clubes do Brasil, o Santos Futebol Clube. Luis Macedo Matoso, o 'Feitiço', era atacante do Peixe na época, tendo atuado na equipe de 1920 a 1930. 

Em 1950, o nome ‘São Vicente Atlético Clube’ foi oficializado, buscando gerar um vínculo maior do clube com a Cidade. A partir disso, a trajetória do maior clube do Município passa a ser escrita. 

O clube está sediado no Estádio Mansueto Pierotti (Rua Marquês de São Vicente, 539 - Parque Bitaru). O nome é de um vicentino que fez história defendendo as cores alvinegras como goleiro, e que participou também da parte administrativa. 

Em seus 93 anos, o Alvinegro revelou grandes nomes para o futebol, como o zagueiro Marcelo, que atua no Lyon, da França, Adriano Pagode, campeão da Libertadores, em 2011, pelo Santos, e Katiuscia, campeã de praticamente tudo com o Corinthians no futebol feminino. 

Seu principal marco é o vice-campeonato da Série B do Campeonato Paulista de 2012, quando o clube, por pouco, não conquistou o acesso às principais divisões estaduais de São Paulo. 

                                                       

São quase sete anos longe dos gramados na categoria profissional, mas o São Vicente A.C pode, enfim, retornar ao futebol profissional. Duas propostas foram feitas pela empresa Credlar Construtora. Em ambas, a capacidade do Estádio Mansueto Pierotti seria ampliada para 10.170 pessoas. 

Uma das iniciativas prevê a construção de um estacionamento subterrâneo e restaurantes panorâmicos. A outra proposta seria sem estacionamento, e com a presença de lanchonetes no lugar de restaurantes. 

No Futebol de Primeira é possível obter todas as informações necessárias sobre o andamento do processo. 

O clube desperta paixão e esperança nos vicentinos e amantes do futebol. E um deles é o presidente Neno, que desde pequeno contribui para a história do Calungão. "Sempre tive uma relação de amor com o clube, mantendo-me informado de tudo que acontecia dentro e fora dos gramados. Sinto uma alegria imensa por fazer parte dessa história. São Vicente, eu te amo!”, conclui. 

                                                    

Por Guilherme Sibilio


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite