Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
16/12/2021
Espaço Multicultural recebe apresentação do Plano de Ação para implantação do Programa de Inclusão Produtiva
Encontro será na sexta-feira (17), das 9h às 13h

O Espaço Multicultural da Praça 22 de Janeiro (Gonzaguinha) recebe das 9h às 13h desta sexta-feira (17) equipes de São Vicente e Cubatão para apresentação das propostas de Planos de Ação, voltados a implantar os respectivos Programas de Inclusão Produtiva. O objetivo é gerar trabalho e renda de maneira estável e digna para as populações em situação de pobreza ou vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

Técnicos e gestores públicos municipais e estaduais e os integrantes de entidades locais recebem capacitações, voltadas à construção e implementação de ações integradas de inclusão produtiva. Esses cursos são oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (por meio do programa Impulsiona SP), em parceria com o Sebrae (pelo Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva – PFLIP). Até o momento, mais de 150 técnicos e gestores estão em formação em cinco municípios paulistas.

O Sebrae inclui o PFLIP nas ações do Consórcio Empreender. Nos encontros regionais de articulação e de visitas técnicas de supervisão nos municípios, são desenvolvidos planos de ação em quatro eixos: Inclusão Produtiva, Compras Governamentais, Desburocratização e Governança.

Para o desenvolvimento dos Planos de Ação do eixo de Inclusão Produtiva, além da Fundação Getúlio Vargas, o SEBRAE conta com o serviço da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição parceira nessa capacitação.

Desde setembro de 2021, a FESPSP realiza visitas técnicas, encontros regionais e supervisão direta às equipes municipais. São Vicente e Cubatão estão participando juntas do Programa. No momento, as duas cidades estão na etapa de elaboração de seus Planos Municipais e convidam potenciais parceiros, entre gestores de políticas públicas e instituições sociais, para conhecerem as ações planejadas e receberem contribuições importantes para a execução do programa.

Confira a programação:

9h00 – Recepção e Café de boas vindas