Serviços de atenção psicossocial são discutidos na I Reunião Municipal de Saúde Mental de SV
Encontro contou com a presença de representantes do poder público
Nesta sexta-feira (7), foi realizada a I Reunião Municipal Ampliada de Saúde Mental, na Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.238 – Parque Bitaru). O encontro teve inicio às 8h e contou com a presença de representantes do poder público, que discutiram pautas e sugestões a serem implantadas com o objetivo de garantir o serviço de atenção psicossocial à população.
Entre todos os pontos abordados, foram pautadas ideias sobre os direitos e necessidades de pessoas com transtornos mentais ou com sofrimento psíquico e, a partir disso, foram traçados direcionamentos para a elaboração de ações que alcancem esses núcleos.
Em reuniões anteriores, muitas propostas foram feitas. A coordenadora de saúde mental de São Vicente, Maria José, afirma que todas as sugestões serão discutidas. “Nós temos muitas ideias, várias delas dos próprios usuários. Hoje, as propostas estão sendo discutidas em grupos de trabalho para que surjam diretrizes.”
A psicóloga Cibele Carvalho destacou a importância do encontro. “Quando pensamos em diretrizes, metas e implementação de serviços, sempre esperamos que não seja só um desejo ou uma proposta, mas que a efetivação venha na sequência.”
Ao longo da reunião, alguns temas foram evidenciados, como: “Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania” e “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços em saúde mental”.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, Thaynã Carneiro, a reunião destaca uma questão que merece muita atenção: saúde mental. “É muito importante apresentarmos programas para que essas pessoas tenham voz e tenham vez. Prevenir é sempre muito mais saudável e é isso que nós queremos fazer.”
Por Laura Lamouche