Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2024.
12/01/2022
NOTÍCIAS
Talento dos desenhos, jovem artista vicentino tem obras expostas na Prefeitura
 
Mostra contém artes produzidas por Makawllim Tomé, de 16 anos, e está aberta ao público até sexta-feira (14), das 9h às 17h


"Não há palavras para descrever este momento". Esse é o sentimento do jovem artista vicentino, Makawllim Tomé, de 16 anos, morador do bairro Parque Continental. Se as palavras não foram suficientes para definir, sua expressão no rosto indicava a alegria em ver suas obras sendo exibidas no hall de entrada do Paço Municipal de São Vicente. 
 
Na tarde desta terça-feira (11) foi inaugurada uma exposição com algumas das artes de Makawllim. A mostra apresenta obras produzidas pelo jovem e um painel que contextualiza toda a sua trajetória de sucesso. Quem quiser conferir, pode comparecer à sede da Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro) até sexta-feira (14), das 9h às 17h.
 
Segundo Makawllim, o espaço cedido pela Prefeitura terá extrema importância em sua carreira profissional. "Essa oportunidade foi uma grande surpresa para mim. É extremamente gratificante ter o trabalho reconhecido, e dá motivação para que eu possa continuar me dedicando." 
O jovem também fez questão de mencionar as pessoas que tiveram papel essencial em sua formação. "Quero agradecer a todos que fizeram, e ainda fazem, parte da minha jornada. Professores, amigos e, especialmente, a minha mãe. Se não fosse por ela, eu jamais estaria aqui." 
 
Presente no lançamento da exposição, o prefeito Kayo Amado ressaltou a importância de dar visibilidade aos artistas do Município. "Nosso dever é valorizar a cultura da Cidade. Agora, todos que entrarem na Prefeitura, nesta semana, poderão ver o talento deste jovem vicentino que se dedica diariamente para suas obras”, disse o prefeito, que ganhou de presente, das mãos de Makawllim, um retrato com sua imagem, desenhado pelo jovem.

                                                  

Com paciência e muita dedicação, o estudante é um talento nato na arte do desenho, e vem desenvolvendo técnicas para aprimorar ainda mais os seus traços, em especial retratos. A produção é toda em lápis de cor sobre folhas A4 de papel canson.

Além das obras físicas, o promissor desenhista está migrando para as produções digitais. “Ele criou no celular a capa do meu livro, o romance sobrenatural Em um instante”, conta a mãe, Monalisa Tomé. “Ele é muito perfeccionista, sempre em busca da excelência do resultado final.” 
 
Prêmios - Em 2020, matriculado na EMEF CAIC Ayrton Senna, o artista conquistou a primeira posição em um concurso literário de Genebra, na Suíça. Ele escreveu a redação à mão e ditou, por telefone, para a sua professora de português, Alexandra Rodrigues, que passou o texto para o computador e o enviou pela internet. A história teve como título 'A Trajetória de um Anjo', inspirada na mãe, a qual considera uma grande protetora. Resultado: foi o vencedor na categoria prosa, garantindo a publicação no livro 'Era uma vez um anjo', lançado no 1º Salão Internacional do Livro e da Cultura de Genebra Cultive. 
 
Uma de suas mentoras, a professora Alexandra Rodrigues vibrou com a exposição. Para ela, essa também é uma forma de enaltecer o trabalho dos profissionais que estão por trás de tudo isso. "Quando se fala em escola pública, muita gente fala com um tom pejorativo. Quando algo assim acontece, percebemos que estamos no caminho certo e que um bom trabalho está sendo feito."

                                                

 
Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Cynthia Rocha


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite