Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
02/02/2022
Jovem reencontra família em São Vicente, após quase dois meses desaparecido
Morador de São Paulo, Jefferson Rodrigues desapareceu em 12 de dezembro de 2021; nesta quarta-feira (2), o tão esperado reencontro aconteceu no Crei

“Estou aliviada. Parece que ele nasceu de novo.” Esse é o sentimento de Lurdes Rodrigues, moradora da Zona Sul de São Paulo, após reencontrar o filho, Jefferson Rodrigues, de 24 anos, que estava desaparecido desde o dia 12 de dezembro de 2021.

A mãe do jovem conta que ele tem deficiência mental, e teria fugido de casa para procurar um lugar para tomar café, algo que ele gosta bastante. Ele foi encontrado na Rodovia dos Imigrantes, já em São Vicente, desamparado. A concessionária Ecovias o encontrou na beira da estrada e transportou Jefferson para o Crei, na Cidade.

Diagnosticado com miíase (infestação de larvas na pele), ele foi transferido ao Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, também em São Vicente, onde foi acolhido e passou por cirurgia, no domingo (30).

Enquanto isso, dona Lurdes vivia o drama para tentar localizar o filho. “Desde o desaparecimento, praticamente todas as minhas noites foram sem dormir. Agora sim conseguirem dormir aliviada.”

Tudo mudou quando a imprensa teve acesso ao caso de Jefferson. A assistência social do Crei acionou a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), da Prefeitura de São Vicente. A partir disso, graças a um trabalho de divulgação executado pela Seicom, com apoio de veículos de imprensa da região, Jefferson foi identificado por uma família em uma publicação nas redes sociais, e dona Lurdes foi avisada. “Eu não acreditava. O primeiro pensamento foi sair correndo para buscar meu filho”, recorda a mãe emocionada.

Nesta quarta-feira (2), no Crei, finalmente mãe e filho puderam se reencontrar. O jovem ainda não está 100%, pois sofreu desnutrição neste período em que esteve longe de casa, mas estava sorridente ao rever a mãe.

"No período em que as festas ocorreram, eu só queria achar meu filho e abraçá-lo novamente. Finalmente, agora poderei comemorar meu Natal e Ano Novo com alegria”, desabafa a mãe.

Tudo isso foi possível graças a um trabalho humanizado, exercido pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), que recorreu à família, e de Saúde (Sesau), que acolheu o jovem, e realizou os procedimentos necessários.

Jeferson teve alta do hospital nesta quarta-feira (2) mesmo e seguiu de volta para casa.

Por Guilherme Sibilio
Fotos Cynthia Rocha