Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
03/02/2022
Quase 400 crianças vacinadas contra a Covid são acolhidas com atividades lúdicas
Atendimento acontece desde 31 de janeiro, no Posto Infantil situado no Shopping Brisamar

De acordo com o protocolo de saúde, as crianças vacinadas contra a Covid-19 devem permanecer 20 minutos em observação após receberem o imunizante. Para amenizar a impaciência dos pequenos em ter de ficar esperando esse tempo, a Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau), oferece desde segunda-feira (31) ações de educação no trânsito.

O espaço é organizado e monitorado pela equipe do Trânsito da Sedos. As atividades ocorrem durante a vacinação no Posto Infantil, no Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 - loja 110 - Centro).

Até a manhã desta quinta-feira (02), quase 400 crianças participaram da dinâmica, conforme informou a subcoordenadora da equipe de Educação para o Trânsito, Vanessa Moura.
“A gente acalma as crianças, entrega desenhos relacionados ao trânsito, explica como usar a faixa de pedestre e os cuidados a serem tomados, tudo de forma bem compreensível para a faixa de idade”, detalha Vanessa.

A cuidadora de idosos Tathiane Fagundes de Souza Santos conta que a filha, Sara Fagundes dos Santos (5 anos), se distraiu pintando o desenho alusivo ao trânsito. “Achei muito legal a iniciativa, porque ela se distraiu, brincou um pouco e esqueceu a vacina que tomou”, destacou a moradora do Jardim Irmã Dolores (Área Continental).

Outra mãe bastante satisfeita foi a dona de casa Maryann Loureiro, que levou o filho Kaique Joaquim (8 anos). “Além de tomarem vacina, que é boa para eles, também podem se divertir brincando aqui”, afirma Maryann, que reside no Parque São Vicente (Região Insular).

Alguns estavam ansiosos para chegar a vez de ser imunizado contra o Covid, como o simpático João Gabriel (7 anos), morador no Humaitá. O pai, o operador de máquina, Reinaldo Neves de Jesus, disse que ele perguntava todos os dias quando seria vacinado. “Ele até gravou um vídeo agradecendo a Jesus pela vacina ter chegado para todos”. Reinaldo ressalta que é assim que todos os pais devem agir, procurar uma unidade de saúde para imunizar as crianças, pois elas são o futuro.

Além da felicidade em ter recebido o imunizante, João Gabriel contou que gostou muito das atividades lúdicas, como o desenho disponibilizado pela equipe de trânsito.

Baú com livros – Para somar com a Sesau e a Sedos, a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) entregou um baú com diversos livros para que as crianças também possam ter mais essa atividade para se distrair após ter sido vacinado. “A vacinação infantil é de extrema importância para a proteção da saúde de nossas crianças. Essa ação contribui para tornar o posto de vacinação mais agradável, lúdico e atrativo para os pequenos. Dessa forma, desejamos que o ato da vacinação se torne um momento gostoso, onde além de se cuidar, eles terão a chance de ler e se divertir!”, comentou a subsecretária de Cultura, Elizangela Bafini.

Posto de Vacinação Infantil - O Posto de Vacinação Infantil, no Brisamar Shopping, já se tornou símbolo da imunização contra a Covid-19 dos pequenos, em São Vicente, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Por Carmen Doria