Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de maio de 2024.
06/02/2022
NOTÍCIAS
Mais de 2.300 doses são aplicadas no 'Dia C' de vacinação em São Vicente
A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente segue determinada em não deixar ninguém escapar da vacina contra a Covid-19. Neste sábado (5), a Prefeitura promoveu o ‘Dia C’ da imunização, com o intuito de alcançar crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos que ainda não se vacinaram, ou não completaram o ciclo vacinal. Com isso, 2.322 pessoas compareceram aos postos para receber o imunizante, sendo 1.063 para primeira dose, 142 para segunda e 1.117 para a terceira. 
 
O Município disponibilizou sete pontos estratégicos para aplicação da vacina, sendo cinco unidades de saúde (Japuí, Parque São Vicente, Rio Branco II e III, Ponte Nova e Humaitá), e os dois postos móveis do Brisamar Shopping (infantil e adulto). 
 
O atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) foi realizado das 9h às 17h. Os postos do Brisamar funcionaram das 10h às 18h. 
 
"Sabemos que boa parte da população não consegue se deslocar aos postos de saúde durante a semana, devido aos compromissos de trabalho que cada um possui. Por esse motivo, montamos um esquema especial neste sábado, para atender essas pessoas”, explicou a secretária de Saúde, Michelle Santos, que comemorou os resultados da vacinação no Dia C. "2.322 doses aplicadas. Resultado gratificante. Fruto de muito empenho de toda a secretaria."
 
Vale lembrar que a vacinação em São Vicente segue normalmente nesta segunda-feira (7).
 
Vacinação infantil - 5 anos
A Sesau reforça que crianças de 5 anos só podem ser vacinadas com o imunizante Pfizer/BioNTech. Por esse motivo, a imunização para este público é destinada, exclusivamente, a três postos.
São eles: 
 
- Posto de Vacinação Infantil (Shopping Brisamar) - das 9h às 19h. 
- UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n) - de segunda a sexta, das 9h às 15h30 
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n) - de segunda a sexta, das 9h às 15h30 
 
As demais faixas etárias podem ser contempladas com a vacina em todas as UBS’s e ESF’s, das 9h às 15h30, e no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro), com o Posto de Vacinação Infantil (para crianças de 5 a 11 anos), funcionando das 9h às 19h, e a unidade para adolescentes e adultos (para o público de 12 anos ou mais), das 9h às 20h.
 
Para entender melhor os públicos, confira:
 
- Primeira dose: público geral acima de 5 anos. 
 
- Segunda dose Coronavac: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 28 dias entre primeira e segunda dose. 
 
- Segunda dose Pfizer: 
Público geral de 12 anos a 17 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de oito semanas (56 dias) dias após a primeira dose. 
Público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 21 dias após a primeira dose.
 
- Segunda dose AstraZeneca: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 56 dias entre primeira e segunda dose. 
 
- Dose de reforço Janssen: Público geral acima de 18 anos. O intervalo mínimo entre a data de imunização e a dose de reforço é de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos, o prazo cai para 28 dias. 
 
- Terceira dose: profissionais da saúde e da educação; pessoas acima 60 de anos, que tenham recebido a segunda dose há dois meses. Público adulto (18 anos ou mais) com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há quatro meses (122 dias).
 
Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Leonardo Huber

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite