Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
07/03/2022
NOTÍCIAS
São Vicente completa 15 dias sem pacientes internados por Covid-19 em dois anos de pandemia
Em dois anos de combate intenso à pandemia que fez milhões de vítimas, São Vicente comemora 15 dias consecutivos sem registro de pacientes internados na Ala Covid da Cidade, tanto na enfermaria, como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa importante marca é o reflexo das medidas proativas que a Secretaria de Saúde (Sesau) vem desenvolvendo durante esse período de pandemia, com ações importantes e pontuais, e intensificação da campanha de vacinação na Cidade.  
 
Durante esses dois anos, as equipes de saúde trabalharam incessantemente no acolhimento aos munícipes acometidos pela doença, tanto na linha de frente das unidades de Urgência e Emergência da Cidade, como na Atenção Básica, que além de atender as pessoas com sintomas, passaram a oferecer a vacinação contra a Covid-19.
 
Na campanha de imunização, a Sesau adotou medidas estratégicas para que não faltasse imunizante na Cidade e para que não houvesse desperdício de doses. Logo no início da campanha, realizou cadastro de pessoas com 60 anos ou mais para receberem doses remanescentes da vacinas. Além da vacinação nas unidades de saúde, (26 postos), a Sesau criou dois postos móveis em locais estratégicos: um no shopping da Cidade, na Área Insular, que também contou com sistema drive-thru no auge da pandemia, e que funciona até hoje em horário estendido; e outro na Área Continental, que também contou com sistema drive-thru, desativado por conta da baixa procura pelos munícipes. Para a vacinação infantil, a Sesau teve o cuidado, junto com Brisamar Shopping, de montar um posto específico para crianças, com decoração convidativa e recreação para os pequenos. 
 
A Sesau destaca outras medidas importantes adotadas durante a pandemia, como a ampliação de leitos da Ala Covid no Hospital São José; a participação da Cidade em consórcio para aquisição de vacinas; a implantação do Carro da Vacina (9/12/21 a 27/1/22), que aplicou quase três mil doses em pessoas que não tinham tomado alguma dose do imunizante, e teve papel importante na Semana E, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, vacinando crianças de 5 a 11 anos, contra a Covid-19, nas escolas municipais; e a inauguração do Centro de Combate à Gripe, que funcionou de 3 de janeiro a 3 de fevereiro, e realizou mais de 12 mil atendimentos, 1.793 testes rápidos, 1.954 RTPCR e 744 consultas.
 
Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, o momento é de comemoração e atenção. "Estamos confiantes porque conseguimos, de fato, zerar o número internações, mas seguimos preparados, com nossos leitos disponíveis à população, caso seja necessário. Entendemos que essa queda no número de casos é motivada, principalmente, pela excelente campanha de vacinação que fizemos, trabalhando incansavelmente para que o munícipe vicentino tivesse amplo acesso à imunização, evitando o desperdício de doses e buscando, incessantemente, os faltosos para que regularizassem sua situação vacinal. É um conjunto de medidas que hoje nos faz acreditar que todo o esforço valeu a pena, mas que não devemos descuidar e continuar mantendo os cuidados necessários, como o uso de máscara e o distanciamento", declara a secretária. 
 
Por Matheus Terra e Marjorie Melo


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite