Workshop proporciona técnicas de divulgação dos trabalhos, através das mídias sociais
Atualmente, a rede social funciona como principal plataforma de divulgação para trabalhos produzidos. Pensando nisso, e em alusão ao mês do artesão, a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) preparou um workshop focado neste tema, que iniciou nesta terça-feira (29), no Espaço Multicultural.
A capacitação é voltada aos artistas que desejam aprimorar o conhecimento, para utilização das mídias como ferramenta de trabalho. O curso aplica conceitos de exploração de engajamento e ensina técnicas para produção de artes, através do aplicativo Canva.
A subsecretária de Cultura, Elizangela Bafini, destacou a iniciativa e enalteceu o trabalho dos artesãos. "Nossa meta é dar visibilidade aos talentos da Cidade. A internet proporciona isso, temos diversos artistas que expandem a cultura de São Vicente e merecem reconhecimento".
As aulas são ministradas pelo coordenador de Eventos Culturais, André Cavaleiro, que enfatizou a importância do conhecimento da plataforma. "Hoje em dia, muitas pessoas utilizam a rede social como único meio de divulgação. O Instagram, por exemplo, possui uma capacidade de alcance enorme. Hoje, para quem é artista, saber explorar o engajamento é praticamente um requisito".
Uma das munícipes a aderir ao curso é a Ursula Kunth, de 68 anos, que é aposentada e produz materiais em tecido como fonte de renda extra. Ela reside no bairro Parque São Vicente, e viu no workshop uma oportunidade de expandir seu trabalho. "Sou leiga no assunto. Achei uma ótima oportunidade para que eu possa divulgar minhas produções. Além disso, conhecimento nunca é demais", pontuou.
Sabiamente, dona Ursula destacou os benefícios que a mídia social proporciona. "Eu costumo sair às ruas para expor minhas confecções. Com as plataformas, posso tirar essa 'folga', especialmente nos dias de chuva”.
A capacitação será concluída nesta quinta-feira (31), às 16h, com a entrega dos certificados. No sábado (2), os artistas expõem suas produções na Feira Calunga Mix, na Praça 22 de Janeiro (Centro).
Por Guilherme Sibilio
Fotos Tadeu Filho