Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2024.
13/04/2022
NOTÍCIAS
Jovem aprendiz de SV conversa em inglês e ajuda idoso britânico que tentava se vacinar
Era mais um dia comum no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping, em São Vicente, até que, entre os munícipes que estavam na fila para se vacinar, um se destacou e apresentou um desafio para os servidores que estavam trabalhando. Tratava-se um senhor britânico, de Nottingham, que está morando em São Vicente há oito anos, e que não fala português. A equipe de saúde estava empenhada em conseguir se comunicar com ele, quando uma jovem aprendiz, que trabalha no posto, se voluntariou a ajudar.
 
Durante a conversa com o homem estrangeiro, Giovanna Oliveira Reple, de 19 anos, pediu a ele algum comprovante de residência, para certificar que ele realmente morava no Município. Após a orientação da jovem aprendiz, o idoso retornou à unidade, apresentou todos os documentos necessários e conseguiu tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19.
 
Giovanna se inscreveu no programa Jovem Aprendiz em dezembro de 2021, através do Cia Jovem, Centro de Formação de Aprendizes do Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas), que mantém parceria com a Prefeitura. Ela trabalha há dois meses no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping e conta que sempre teve influência forte da sua família para aprender o idioma inglês, mas seus avós e seu padrinho foram os que mais ajudaram. 
 
“Ficamos muito felizes quando soubemos do atendimento prestado pela Giovanna. Em sala de aula, sempre reforçamos a importância de conhecer novas culturas e aprender línguas estrangeiras. Momentos assim confirmam isso e, principalmente, coroam o processo de formação pelo qual passam os nossos jovens aprendizes”, comentou Fernanda Gouveia, diretora-presidente do Instituto Adesaf, mantenedor do Cia Jovem.
 
A jovem lembra que, quando era pequena, sua família fazia jantares onde só era permitido falar inglês. “Via minha mãe, que não falava inglês, se sentindo um ‘peixe fora d’água’, então eu decidi que não queria ter esse mesmo sentimento”, conta Giovanna.
 
Com essa motivação, ela se desafiava a assistir séries e filmes em inglês, como exercício de treino e, aos sete anos, se matriculou em uma escola de idiomas, onde concluiu o curso no ano passado.
 
A vicentina chegou a iniciar curso superior em medicina veterinária, mas desistiu. Agora, ela quer trabalhar com o público, e pretende estudar Comunicação.
 
Essa não foi a única vez que Giovanna encontrou desafios no trabalho. Muito tímida, teve grande dificuldade ao começar a trabalhar com o público, mas conta que está sendo gratificante amadurecer e ter mais autonomia. “Mesmo a experiência de falar com uma pessoa em uma língua estrangeira seria assustadora para mim antes. Mas como estou aprendendo bastante, e tenho profissionais que confiam em mim e no meu trabalho para me apoiar, me senti disposta a ajudar”, comentou a jovem aprendiz.
 
“É muito bom ver jovens como a Giovanna, que buscam capacitação e enfrentam os desafios do mercado de trabalho sem medo. Temos trabalhado bastante, com parcerias com diversas instituições, incluindo SESI, SENAI e SEBRAE, e tantas outras, para que São Vicente capacite seus jovens e, mais ainda, que seja uma Cidade com oportunidades, para que eles alcancem o sucesso”, disse o prefeito Kayo Amado.
 
Por Matheus Terras e Peterson Gobetti


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite