Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
28/04/2022
Prefeitura de São Vicente se consolida com projeto da UNICEF de proteção a crianças e adolescentes
Nesta quinta-feira (28), representantes da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) de São Vicente compareceram em cerimônia para receberem o reconhecimento pelos avanços e celebrar os resultados alcançados por meio do projeto Crescer com Proteção, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga.

Implementado em São Vicente e mais sete cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o projeto tem por objetivo proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para a oferta de serviços especializados.

Entre as conquistas estão o estabelecimento de planos e mecanismos de monitoramento dos índices de violência, a estruturação de fluxogramas de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, além da capacitação de profissionais da assistência social, educação, saúde, polícias civil e militar, que passaram a identificar, encaminhar e atender de forma integrada e intersetorial.

O Crescer com Proteção também influenciou e apoiou a construção de Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI) e a implementação da “Semana do Bebê”, já tradicional em São Vicente. Além disso, profissionais de educação, assistência social e saúde foram capacitados na estratégia de Busca Ativa Escolar. Também foram conquistados avanços na mobilização juvenil, com a criação de Núcleos de Cidadania de Adolescentes e Jovens (Nucas).

A secretária da Seplag, Talita Correa, considerou essa conquista mais um passo superado. “As secretarias de Educação (Seduc), de Saúde (Sesau) e de Planejamento e Governança (Seplag) têm feito um trabalho intenso de busca ativa de crianças não matriculadas no Município. Ainda temos muito a fazer, mas já vimos grandes avanços e a UNICEF é uma parceira importante nesse processo. Isso é São Vicente no mapa da rede de proteção de crianças e adolescentes”.

Sobre o Instituto Camará Calunga

O Instituto Camará Calunga foi fundado em 1997 em São Vicente e tem como objetivo defender e promover os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. Atua em processos de formação a partir da realidade de seus participantes, desenvolvendo questões como coletividade, cidadania e pensamento crítico. Seu trabalho, reconhecido internacionalmente, foi condecorado com o XVIII Prêmio Nacional de Direitos Humanos, o 11º Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos e o 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. É apoiado por organizações públicas e privadas, como a Fundação Itaú Social.