Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
01/05/2022
Dia D de Vacinação contribui para o aumento de vacinados contra covid, gripe e sarampo em São Vicente
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, a Prefeitura de São Vicente realizou neste sábado (30), o Dia D de Vacinação, onde foram disponibilizados imunizantes contra o sarampo, caxumba, rubéola (SCR), gripe (Influenza) e covid-19.

Para a campanha, a Secretaria de Saúde (Sesau) preparou 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e Estratégias de Saúde da Família (ESF's), além do posto móvel de vacinação do Brisamar Shopping. O público vacinado incluiu crianças, profissionais da saúde e idosos.

O dia chuvoso e nublado não atrapalhou o desempenho da campanha. Ao todo, foram vacinadas 1.043 pessoas contra a Covid-19, (773  adultos e idosos e 270 crianças).

Já com a vacina do sarampo foram imunizados 746 pessoas (695 crianças entre 6 meses a menores de 5 anos e 51 profissionais da saúde).

Contra a gripe (Influenza), 1.320 pessoas foram imunizadas neste Dia D de Vacinação.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Elisângela Silva de Jesus, destacou a importância que a campanha teve para a Cidade. "A melhor proteção contra doenças é a vacina. Poder realizar esse dia, oferecendo imunização para três doenças, covid, gripe e sarampo, é extremamente importante".

A Maria Rodrigues dos Santos, de 66 anos, foi até a unidade do Humaitá receber o imunizante contra a gripe. "Eu aconselho todo mundo a tomar a vacina, porque quem gosta de si mesmo, precisa gostar do próximo. Saúde acima de tudo". Ela contou ainda que está ansiosa para tomar a dose de reforço contra a Covid-19.
"Como precisa dar o intervalo entre uma dose e a outra, vou receber minha 4° dose no dia 4 do mês que vem. Está perto, graças a Deus".

"Eu agradeço muito aos profissionais da saúde, porque eles nunca deixaram faltar vacina pra gente", elogiou o seu Almeida, de 70 anos, quando recebeu a 4°dose da vacina contra a covid-19, na UBS/ESF Parque das Bandeiras.

A jovem Eduarda Costa, de 15 anos, levou seu irmão, o pequeno Ezequiel Costa, de 1 ano e 11 meses, até a ESF Jardim Rio Branco II e III, para ser imunizado contra o sarampo e a gripe. "Acho muito importante desde cedo vacinar as crianças, porque vão criando anticorpos, protegendo nossos pequenos de doenças", afirma.

Ezequiel, tão novo, mas tão forte, nem chorou quando levou a pequena "picada" da agulha, e até ganhou elogios das enfermeiras que fizeram aplicação.

Assim como Ezequiel, Isadora Cruz da Silva, de apenas 4 anos, também mostrou sua força e foi uma das poucas crianças da UBS/ESF Parque Bitaru, que não chorou. A mãe, Evelyn Cruz, não escondeu a felicidade com o momento de ver sua pequena sendo imunizada com duas vacinas, gripe e sarampo, e relatou que a filha sempre foi muito forte. "É uma gratidão imensa por esse momento, e a Isadora nunca chorou pra tomar vacina ou tirar sangue, nunca me deu trabalho nesta parte".

A dona Valdecir Silva Gomes, de 82 anos, separou uma parte do seu dia e foi até a UBS/ESF Vila Ponte Nova. Ela ressaltou que estava apreensiva com uma possível reação que a vacina da gripe ou da Covid-19, lhe causaria, mas foi tomar mesmo assim. "Estou bem com a oportunidade de estar tomando essas doses, e nunca tive reação com outras vacinas, mas pelo que já ouvi de pessoas próximas, fiquei com medo. Mas estou aqui, para receber minha 4° dose".

O atendimento nas unidades de saúde e no Brisamar Shopping ocorreu das 9h às 16h.

Por Emerson Nascimento