Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de maio de 2024.
05/05/2022
NOTÍCIAS
Professor da rede municipal presenteia prefeito de São Vicente com sua obra literária
Morador de São Vicente por toda a sua vida, o professor e jornalista Renato Pirauá presenteou o prefeito Kayo Amado com seu livro ‘Entrevista com Macunaíma - A Lenda além do Caráter’. Amado recebeu Pirauá em seu gabinete nesta quarta-feira (4) e enalteceu o trabalho do escritor. 
 
“É muito bom ver vida inteligente. Pessoas que levam o nome da Cidade para o mundo”, disse o prefeito, que também ressaltou que o livro poderá servir como exemplo para os professores nas escolas.
 
Inspirado no centenário do Movimento Modernista no Brasil, Pirauá retrata em seu primeiro romance o personagem Macunaíma, do escritor Mário de Andrade. “O que me motivou a escrever o livro foi a proximidade do centenário. Embora o início do movimento tenha surgido na Semana de 1922, o Macunaíma é o grande personagem dessa primeira fase. O ‘herói sem caráter’, do Mário de Andrade, está para a literatura como Lampião está para o cangaço. Então pensei: ‘por que não juntar os dois na mesma história, imaginando-se que Macunaíma tenha existido?”, explicou o escritor. Segundo ele, a identificação com o personagem é uma característica forte do brasileiro.  
 
Lançada no dia 16 de abril, a obra segue à venda e pode ser adquirida nas seguintes plataformas: 
 
 
Nesta sexta-feira (6), das 18h30 às 20h, o autor estará na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga, em Santos), para uma noite de autógrafos. O público poderá adquirir a obra e apreciar boa música ao vivo no local.
 
Resumo da obra: Em meio à coleta de informações para uma matéria especial, o jornalista Fernando Renard viaja ao estado de Sergipe para entrevistar um ex-cangaceiro. Seu Mair faz revelações surpreendentes, envolvendo dois anti-heróis do século XX: Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria e que clama por justiça, muitas vezes confundida com vingança e igualdade.
 
Novos planos - Inspirado, o escritor já deu um ‘spoiler’, e contou que há uma nova história em produção. Trata-se da obra ‘Minha Querida Mila’, a qual irá retratar a história da personagem Hellen Liz, uma mulher sem tempo para nada, inclusive visitar a própria mãe. Um dia, surpreendentemente, a mãe faleceu. Por ironia do destino, Hellen passou a arranjar tempo para visitar a residência, mesmo sem a presença da mãe. No antigo quarto, ela encontra uma caixa com diversas cartas assinadas pela saudação ‘Minha querida Mila’. A partir disso, a personagem toma como objetivo descobrir quem é essa pessoa tão importante para sua mãe.  
 
O escritor Renato Pirauá Cabral nasceu em Santos, em 27 de novembro de 1970, e trabalhou como jornalista nos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde. Passou ainda pela TV Record Litoral, Rádio Cultura de Santos e pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos.
 
Hoje, ele atua como professor de língua portuguesa na EMEF Matteo Bei e como assessor de imprensa na Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), da Prefeitura de São Vicente. 
 
O secretário de Imprensa e Comunicação, Kennedy Lui, exaltou o trabalho do jornalista dentro da Seicom. "O Pirauá é um grande formador da turma de jornalismo. Ele, por ser um dos mais experientes, é um professor durante o dia nas escolas e à tarde na Seicom". 
 
Além de ser formado em Comunicação Social, em Letras e em Ciências Sociais, ele é pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.
 
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite