Prefeitura adere à campanha Maio Amarelo, com vídeos de conscientização no trânsito
A Prefeitura de São Vicente inicia, a partir das 10h desta terça-feira (10), a publicação de uma série de vídeos de conscientização no trânsito. As produções poderão ser assistidas nas páginas oficias da Prefeitura no Facebook e Instagram. A iniciativa faz parte do ‘Maio Amarelo’, campanha estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. Este ano, o tema é "Juntos Salvamos Vidas!"
Serão veiculadas cinco peças teatrais, nas quais o condutor executa uma função que considera normal, mas, na verdade, é infração de trânsito. Um agente intervém e explica o porquê do equívoco.
“Ações de conscientização são essenciais para educar o munícipe. O objetivo dos profissionais não é multar ninguém, mas, sim, garantir a segurança dos cidadãos”, ressalta o secretário adjunto de Defesa e Ordem Social, Alexandre Martins.
Confira a programação:
- Terça-feira (10)
‘A motorista do zap’
- Domingo (15)
‘O folgado da bike’
Conteúdo: Um munícipe anda de bicicleta na Praça Barão do Rio Branco. A profissional intervém, explicando que o ciclista deve respeitar as normas de trânsito, assim como motoristas e motociclistas. Caso ele queira transitar normalmente, é necessário descer do veículo.
Facebook: https://www.facebook.com/SaoVicenteOficial/videos/1209996353151962
Instagram: https://www.instagram.com/tv/CdlGCJXtm0_/?utm_source=ig_web_copy_link
- 19/05
‘O motoqueiro malandro’
Conteúdo: O motoqueiro para no sinal vermelho e atravessa a via. A agente faz a abordagem, explicando que a ação é proibida, segundo o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
- 23/05
‘O motorista desinformado’
Conteúdo: Nesta situação, a agente de trânsito para em frente a um cruzamento e pede para que os condutores sigam, independentemente da sinalização apontada pelo semáforo. O motorista questiona, constatando que o sinal estava vermelho, e então a servidora explica que a função de um agente deve prevalecer.
- 27/05
‘O pedestre espaçoso’
Conteúdo: O pedestre, apressado, atravessa a rua fora da faixa de segurança e sinal vermelho. O profissional faz abordagem e reforça a necessidade do respeito à sinalização.
Por Guilherme Sibilio