Santos - São Paulo - Brasil, 17 de abril de 2024.
01/06/2022
Abertura da Semana do Meio Ambiente tem como foco imersão à história, cultura e arte junto à natureza

Com o objetivo de trazer a consciência ambiental para o foco escolar, a Semana do Meio Ambiente teve início nesta quarta-feira (1º) com o tema ‘Imersão na História, Cultura, Arte e Natureza’. A ação é uma parceria da Secretaria de Educação (Seduc) com o Instituto Histórico Geográfico de São Vicente (IHG-SV).

Cerca de 40 professores, de arte e ciências, participaram deste primeiro dia, no período da manhã e da tarde. Na abertura, o presidente do IHG-SV, Paulo Costa, fez uma imersão nos primórdios da Primeira Cidade do Brasil, trazendo para os dias atuais passagens históricas de São Vicente - antes mesmo de 1500.

"Esse primeiro dia tem como foco resgatar a essência da educação ambiental, mostrando aos professores que eles podem educar fora de sala de aula, com ajuda da natureza", detalhou a coordenadora do Núcleo Ambiental da Seduc, Vandilma Galindo .

Após este contato inicial, os professores foram divididos em grupos para realizarem as dinâmicas práticas.

O cacique da Aldeia Paranapuã, Ronildo Amandios, trouxe parte da cultura e do grafismo indígena para os docentes, que puderam conhecer um pouco mais sobre o que trata as pinturas na pele.

“Tudo que fazemos representa a biodiversidade que a natureza tem, a flora, a fauna. Essa interação é importante para falarmos sobre o cuidado com a natureza”, explicou o Cacique.

Os participantes também puderam conhecer sobre a Antotipia (processo fotográfico que envolve a utilização de pigmentos vegetais com material fotossensível e que permitem a produção de imagens fotográficas) com a professora Ana Barbara dos Santos.

“Essa é uma técnica muito interessante para levar às escolas, pois além de mostrarmos como a fotografia acontece, podemos resgatar um contato com a natureza”, completou a professora.

A ideia principal é que o conhecimento transmitido aos professores durante a semana seja repassado em sala de aula.

Para a professora de ciências da EMEF Caic Ayrton Senna da Silva, Leila Cristiane, a experiência foi maravilhosa. “Essa vivência deu várias ideias para trabalharmos com os alunos”.

As ações continuam acontecendo até sexta-feira (03). Confira abaixo a programação:

QUINTA-FEIRA - 02/06/2022 - Lançamento da Gincana Sustentável e Concurso Mascote da Educação Ambiental.

Das 9 às 12h e das 14 às 17h, equipes gestoras da rede municipal estarão presentes no auditório da UniBR - Faculdade de São Vicente (Rua Sorocabana, 59 - Centro) para conhecer os detalhes das duas ações que começam agora e se estendem pelos próximos meses.

Numa ação educativa envolvendo todas as unidades municipais de ensino, a Gincana Sustentável visa investir numa mudança de hábitos e mentalidade como um elo para a transformação da criança e do adolescente. A proposta é que o aluno aprenda brincando, sendo conscientizado sobre os assuntos da atualidade e a importância de cuidar do meio ambiente, para melhorar a qualidade de vida e garantir um futuro mais saudável para toda humanidade.

Como toda ação merece uma mascote, será promovido um concurso envolvendo os estudantes para escolher a arte mais criativa que representará o movimento de Educação Ambiental na Cidade - tudo com uma exposição ao público, que poderá votar na sua obra preferida.

SEXTA-FEIRA - 03/06/2022 -  II Fórum Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema ‘Pertencimento e Responsabilidade Compartilhada’.

Voltado para professores e alunos do Ensino Fundamental de São Vicente, a ação se estenderá das 9 às 12h no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

Por Mariani Lourenço