Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
21/06/2022
NOTÍCIAS
Chegada do inverno: Prefeitura de São Vicente promove ações contra o frio desde maio
O inverno chegou, oficialmente, nesta terça-feira (21). Entretanto, há mais de um mês a Prefeitura de São Vicente já vem promovendo diversas ações para aquecer os mais necessitados durante as ondas de frio e, continuamente, na estação mais fria do ano. 
 
A segunda edição da campanha “Abraço Quente”, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV),  arrecadou mais de 6 mil peças entre roupas, cobertores e agasalhos, desde o lançamento da ação, no dia 26 de maio. 
 
Os itens visam atender pessoas em situação de vulnerabilidade social da Cidade, que conta com mais de 30 postos de entrega de doações. A lista completa pode ser conferida em: www.saovicente.sp.gov.br/abracoquente. 
 
Entre as novidades para este ano, está a disponibilização das sedes do Fundo Social para também repassar as doações. “A partir de agora, uma pessoa que necessita de uma roupa ou cobertor pode ir diretamente ao Fundo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para escolher o que precisa, sem burocracia”, informou a presidente do FSS-SV, Thaynã Carneiro.
 
A equipe do Fundo atende, em média, 150 famílias por semana. 
 
Sedes - Desde a queda na temperatura, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) conta com mais integrantes, buscando ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua e ofertando auxílio socioassistencial. 
 
Houve também a ampliação de 25% das vagas existentes nos abrigos, com diminuição das exigências para a permanência nos acolhidos, além da distribuição de agasalhos e cobertas.
 
O Município conta com uma rede direta de três acolhimentos institucionais nas modalidades Casa de Estar (prioritariamente famílias e pessoas em situação de violência direta), Casa de Passagem (público misto) e Acolhimento Emergencial (público misto).
 
Parcerias - Além das 90 novas vagas abertas nos abrigos da Cidade, a Prefeitura fechou parceria com a Pousada Praia de São Vicente, disponibilizando colchonetes, cobertores e alimentação aos abrigados pelo estabelecimento, que abriu as portas para acolher pessoas em situação de rua. 
 
O Exército Brasileiro foi outro parceiro da Prefeitura de São Vicente. O 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) alimentou 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a noite de 20 de maio, que registrava uma temperatura de 17 graus. 
 
No Dia dos Namorados (12 de junho), o caminhão do Exército, juntamente com o Corpo de Bombeiros, percorreu os bairros do Itararé, Boa Vista, Gonzaguinha e Centro, arrecadando o maior número possível de itens, durante a Carreata Inverno Solidário. A ação contou com a participação dos cinco Rotarys de São Vicente e dos voluntários da Fundação 'Big Riso'. 
 
O prefeito Kayo Amado ressalta a importância dessas ações para o Munícipio. “A solidariedade do povo vicentino é gigante e, nestes momentos mais frios, ela novamente se faz presente. Temos visto uma verdadeira corrente de ajuda na nossa Cidade e, por isso, eu agradeço a todos que estão colaborando. A Prefeitura não está medindo esforços para ajudar aqueles que mais precisam.” 
 
Por Renan Valentim

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite