Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
27/06/2022
Festival de boxe reúne mais de 150 atletas e estimula socialização no esporte
Mais uma vez a parceria selada entre Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) e Federação de Boxe do Estado de São Paulo (Febesp), trouxe um grande evento para São Vicente. O Festival de Boxe Sparring Open 2022, realizado neste domingo (26), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, reuniu presenças ilustres da modalidade no Estado.

Com 153 participantes divididos em 15 equipes, o encontro proporcionou combates entres os grandes talentos de São Paulo. O professor Michel Carvalho, responsável pelo projeto 'Resgatando com os Punhos', iniciativa da Secec que busca inserir jovens de baixa renda no meio esportivo, ressaltou a importância do festival. "É uma reunião tradicional, que junta nomes ilustres do esporte na Baixada Santista e todo o Estado. O boxe tem essa característica de trabalhar a socialização. Para nós, mais do que o evento em si, é essencial que os atletas estejam integrados".

Presente no festival, o prefeito Kayo Amado parabenizou os organizadores. "O esporte abre portas para todos os segmentos da sociedade. Encontros como esse trabalham a socialização e fortalecem a prática da modalidade. Para nossa Cidade, é de suma importância receber eventos como esse. Destaco o trabalho executado pela Secec e  Febesp, que estiveram à frente do festival. É uma alegria enorme estar aqui".

O subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay, enalteceu o trabalho desenvolvido por Michel e todos os servidores na proposta do projeto. "É um trabalho que, literalmente, abraça o cidadão e mostra a ele o caminho certo, afastando o jovem do 'mundo mais fácil'. O Michel está muito tempo à frente desempenhando um papel maravilhoso. Mas é importante a gente lembrar, também, de todos que contribuem para que a roda continue girando".

O Centro de Treinamento de Boxe do Dondinho homenageia o atleta consagrado, Carlinhos Furacão, que, por anos, representou a Baixada Santista no Brasil e no mundo. O local dispõe de dois ringues e equipamentos modernos para atender a população.

A iniciativa da Prefeitura já revelou grandes talentos para o esporte, como por exemplo, o jovem Gabriel Marques, de 18 anos, promessa do boxe no Estado que, recentemente, participou do campeonato nacional e defendeu as cores da Seleção Brasileira juvenil na Gymasiade, maior torneio estudantil do Planeta.

Quem quiser aderir ao projeto Resgatando com os Punhos, basta comparecer ao Dondinho (Rua Travessa do Parque, nº 1.000 – Catiapoã), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando cópia de documento oficial com foto, duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

Por Guilherme Sibilio