Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
27/06/2022
Equipe da Prefeitura de SV flagra caminhão de cidade vizinha descartando resíduos e empresa será multada em cerca de R$ 50 mil
Na tarde desta segunda-feira (27), uma cena absurda foi flagrada na Avenida Penedo, no Catiapoã: um caminhão estacionado, a serviço de uma empresa de recicláveis de Santos, enquanto dois homens despejavam lixo e entulho em um terreno.

Equipes das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) e de Defesa e Ordem Social (Sedos) foram acionadas, o caminhão foi identificado e obrigado a retornar para o local do descarte para recolher o lixo.

Isso, porém, não impediu a empresa de receber uma multa da Semam, embasada no artigo 182, VI da Lei Complementar 987/20 - (Lei de Uso e Ocupação do Solo), cujo valor pode chegar a quase R$ 50 mil. Segundo a lei, é passível de multa quem alterar ou concorrer para alterar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo, ar e das águas de superfície ou de subsolo, com obrigação de restauração da situação anterior.

“Mudar a realidade de São Vicente e resolver os seus antigos problemas, nem sempre é tarefa simples. Há questões que passam obrigatoriamente pela mudança de atitude e conscientização da população. Vivemos essa situação frequentemente, com caminhões que entram na nossa Cidade, como se aqui fosse o quintal da Baixada Santista, para despejar entulho e lixo”, desabafou o prefeito Kayo Amado.

Totens de Segurança

Foram instalados 30 totens de segurança em locais estratégicos e de grande circulação de veículos e pessoas em São Vicente.

Atualmente, os novos equipamentos passam por testes de energia e comunicação.

Os totens são blindados, possuem botão de pânico, câmeras 360 graus que alcançam distância de até dois quilômetros, giroflex e sistema inteligente, que faz a leitura de placas dos veículos.

Todas as imagens serão integradas em um Centro de Controle Operacional – CCO, algo inédito no Município.

“Nossas equipes estão atentas, fiscalizando, mas, sem dúvida, quando os totens estiverem em pleno funcionamento, nosso objetivo é fazer mais flagrantes como esse e, com o tempo, mostrar que São Vicente não tolerará mais esse tipo de prática criminosa. Não adianta a gente recolher o entulho, fazer a limpeza, se no dia seguinte os locais já estão sujos novamente. Vamos acabar com isso de uma vez por todas”, concluiu o prefeito.

Por Peterson Gobetti