Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
27/06/2022
NOTÍCIAS
Alunos da EMEF Carolina Dantas conquistam medalhas de ouro no final de semana
 
 
 A EMEF Carolina Dantas, no Catiapoã, iniciou a segunda-feira (27) em clima de comemoração. Dois alunos da unidade conquistaram títulos em diferentes modalidades esportivas disputadas no final de semana. Vitória (no caratê) e Raul (no xadrez) representaram de forma vitoriosa a escola e a Cidade.
 
Cursando o 9º ano C, a faixa preta Vitória Costa percorreu 191 quilômetros até a região metropolitana de Campinas para brilhar na I Copa Monte Mor de Karatê. Ela voltou com duas medalhas: uma de ouro, no kata; e outra de bronze, no kumite. Com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), a carateca participou da competição pela equipe Higa Dojo, na categoria cadete (14 e 15 anos).
 
Agora, são cerca de 50 medalhas conquistadas em dez anos de esporte, todas cuidadosamente guardadas em um pote. “Comecei no esporte com 4 anos, incentivada pela minha mãe. Eu era muito arteira, com muita energia para gastar”, conta. Para Vitória, o apoio da família é fundamental na jornada esportiva, “e o dojo é a minha segunda casa”.
 
Os desafios não param: no próximo domingo (3) a jovem participa de um novo campeonato, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
 
Colega da carateca há quatro anos, Raul Martins, do 9º ano B, participou de duas competições no final de semana, sagrando-se campeão no sábado (25) da II etapa do Circuito Santista de Xadrez Escolar, além de ficar, no domingo (26), em 10º no torneio disputado na Hebraica, em São Paulo. A conquista de sábado é considerada especial por Raul. “Eu e meu adversário chegamos à quinta partida invictos e empatamos na final. Partimos para um jogo de desempate e, depois de ficar a maior parte do tempo em desvantagem, eu consegui reverter a situação, superei o psicológico  e venci no relógio por um segundo”, comemorou.
 
O estudante de 15 anos obteve outros grandes resultados em 2022. Este mês, venceu o I Open Junino, organizado pelo Clube de Xadrez de Cubatão. O ouro também pesou no pescoço de Raul em 30 de abril no Torneio de Xadrez Caça Talentos, disputado na UME Cidade de Santos (em Santos), e no Torneio Regional Absoluto Quinzenal e On line – R4LW; e em 28 de maio, quando foi campeão no Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar, no Colégio Objetivo, em Santos. 
 
Semelhanças - Vitória e Raul se conhecem desde o 6º ano, quando ingressaram na EMEF Carolina Dantas, e têm em comum a admiração mútua.  Embora o caratê e o xadrez sejam bem diferentes, Vitória vê semelhanças entre as modalidades. “Assim como acontece no tabuleiro, a estratégia no caratê é muito importante”, comenta ela, completando que “no kumite, é preciso induzir o adversário ao erro para marcar pontos”, numa comparação ao enxadrista precisar antever as jogadas do oponente.
 
”Torço muito pela Vitória e acompanho as competições”, revelou Raul, que também vê pontos em comum com  a arte marcial. “Disciplina, estratégia e concentração são fundamentais em ambas as disputas”.
 
Por Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite