Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
04/07/2022
Prefeitura de São Vicente inicia processo de recadastramento de servidores

A Prefeitura de São Vicente inicia nesta segunda-feira (4) o processo de recadastramento de servidores públicos municipais. O preenchimento do formulário é obrigatório para todos os funcionários e empregados públicos, ainda que estejam cedidos, afastados e licenciados.

O prefeito Kayo Amado destaca que será a primeira vez que a Administração Municipal disponibiliza um formulário para preenchimento on-line. “Após cinco anos, voltamos a realizar o recadastramento em São Vicente. E agora, de forma moderna e ágil, facilitando todas as etapas do processo. Passo a passo, estamos colocando a Prefeitura no século XXI.”

Os servidores podem acessar o formulário pelo link: www.saovicente.sp.gov.br/recadastramento. Antes da implementação do modelo digital, os documentos e informações eram apresentados fisicamente.

De acordo com o secretário de Gestão, Yuri Camara, o uso da tecnologia permite maior agilidade no processo de preenchimento e na atualização do sistema efetivamente. “A segurança dos dados em base eletrônica e não em papel facilitará a identificação de possíveis inconformidades.”

Camara destaca ainda que a medida faz parte de um processo de modernização da Prefeitura, mencionando a implementação do Processo Eletrônico, do Boletim Oficial Eletrônico do Município (BOM) e da declaração de bens também online. “Estamos cada vez mais trabalhando pela substituição do modelo burocrático para um modelo gerencial. São entregas focadas mais no servidor, no cidadão e nos resultados a serem alcançados.”

Entenda o recadastramento

O recadastramento é um meio importante para manter atualizados os dados cadastrais do quadro de servidores e funcionários. O formulário contém dados simples como nome e endereço, até mesmo escolaridade, número de dependentes, informações que podem trazer complicações na hora de declarar o imposto de renda nos casos de inconsistência.

O procedimento deve ser feito anualmente, com atualização dos dados e apresentação de documentos necessários. “Manter o cadastro atualizado agiliza a obtenção de certidões e outros documentos que o servidor possa requerer. Facilita a nossa comunicação com os servidores e seus contatos indicados para uma emergência”, afirmou Camara.

Prazos

Em 2022, o prazo para os servidores apresentarem as informações e documentos está escalonado de acordo com o seguinte cronograma:

- até o último dia útil de julho: os nascidos em janeiro e fevereiro;

- até o último dia útil de agosto: os nascidos em março e abril;

- até o último dia útil de setembro: os nascidos em maio e junho;

- até o último dia útil de outubro: os nascidos em julho e agosto;

- até o último dia útil de novembro: os nascidos em setembro e outubro;

- até o último dia útil de dezembro: os nascidos em novembro e dezembro.

A partir de 2023, todos os servidores deverão se recadastrar até o último dia útil do mês de aniversário.

O servidor que deixar de apresentar seus dados no recadastramento no prazo fixado terá seu salário suspenso até a regularização da pendência, conforme artigo nº 314 do Estatuto dos Servidores Públicos de São Vicente.

Por Vinícius Claro