Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
29/07/2022
NOTÍCIAS
São Vicente confirma o primeiro caso da varíola dos macacos
Nesta quinta-feira (28), a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). O portador da doença é um homem, morador da Cidade, que está internado, em isolamento, e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.    
 
A Sesau reforça que segue um rígido protocolo quando há algum caso suspeito. O procedimento inclui atendimento clínico minucioso, isolamento do paciente, notificação do caso, coleta de exames e monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato direto com o suspeito.
 
Para o atendimento de casos suspeitos, a Sesau disponibiliza 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) e três unidades de Pronto Atendimento (Crei, Parque das Bandeiras e Humaitá), que funcionam 24 horas.
 
Para evitar o contágio, a Sesau alerta para os cuidados que as pessoas devem ter, como higienização das mãos e uso de álcool em gel, evitar o contato íntimo e pessoal com pessoas que apresentem lesões na pele, não compartilhar copos, talheres, roupas de cama, toalhas, objetos pessoais ou sexuais, e o uso de máscaras para a proteção da saliva de casos confirmados.
 
Entrevistas
O médico Marco Antonelli, diretor médico da Secretaria de Saúde, estará à disposição para atendimento aos veículos de imprensa que queiram gravar entrevista, às 15h, no Centro Médico Martim Afonso (Av. Marechal Cândido Rondon, 425 - Vila Margarida).
 
Por Marjorie Melo


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite