Secretaria de Saúde de SV realiza treinamento para melhorar produtividade e controle da dengue
O Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) promove treinamento nos dias 3, 4 e 5 de agosto para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A ação vai inaugurar o trabalho conjunto entre essas equipes e os Agentes de Combate à Endemias (ACE), com o objetivo de melhorar a produtividade do controle do mosquito Aedes aegypti e promover a Educação e a Saúde Ambiental nos domicílios visitados.
A formação acontece na sede da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na Avenida Nações Unidas, s/nº - Esplanada dos Barreiros, das 8h ao meio-dia para os ACS da Área Continental, e das 13h às 17h para os ACS da Área Insular. Já no dia 5, a capacitação será na sede do Decodove, na Avenida Antônio Emmerich 750 - 1° Andar, na Vila São Jorge.
Após a semana de treinamento prático/teórico, será realizada a capacitação de campo, que deve acontecer até 30 de agosto. No dia 31, haverá uma confraternização e a consolidação do trabalho conjunto.
Vale destacar que esta norma de trabalho conjunto está em vigor desde 2000, conforme orientações do Ministério da Saúde, mas, só agora, na atual gestão, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) conseguiu implantar.
"O trabalho conjunto, com certeza, trará muito ganho para a Cidade. As visitas realizadas pelos agentes terão mais qualidade, melhor periodicidade e uma visão conjunta de saúde e meio ambiente", declara o chefe do Decodove, Fábio Lopes.
Para a secretária da Saúde, Michelle Santos, é uma grande conquista unir os dois segmentos de agentes. "Com isso, a Cidade passa a ter um reforço importante no combate ao mosquito. E os ACS também ganham, porque vão entender mais de endemias e passar a serem multiplicadores".
Por Matheus Terras