Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
05/08/2022
NOTÍCIAS
SV inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação nesta segunda-feira (8)
A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente inicia, nesta segunda-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A ação tem como principal objetivo a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes que estão com algum tipo de vacina em atraso. A iniciativa atende a um documento técnico anunciado pelo Ministério da Saúde. 
 
A campanha começa no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro. A  meta é contribuir para a erradicação da poliomielite no mundo e eliminar casos de  doenças como a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC), além de prevenir e controlar outras doenças imunopreveníveis.
 
O público-alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. 
 
Já a criançada com idades de um a quatro anos somente poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico.
 
Com relação à multivacinação, a ação é uma estratégia adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação, e imunizar, de forma indiscriminada, com a VOP as crianças de um a menores de cinco anos de idade, que estejam com o esquema primário completo com a VIP.
 
As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.
 
A Sesau destaca que é extremamente importante que a população, ao comparecer em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) ou ao Posto Fixo de Vacinação do Brisamar Shopping, leve a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.
 
É importante ressaltar também que a vacinação contra a Covid-19 segue normalmente nos postos, e as doses poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. 
 
Vale ressaltar que o uso de máscaras continua obrigatório no interior das UBS’s/ESF’s e no posto fixo.
Segundo a secretária de Saúde, Michelle Santos, a Cidade dá mais um passo para a proteção de todos. 
“Vamos iniciar mais uma campanha de vacinação em São Vicente, e é muito importante que os pais levem seus filhos aos nossos postos de saúde. A redução da incidência destas doenças revela que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas eficazes ao longo dos anos. Para evitar que doenças como a poliomielite voltem a aparecer, temos que imunizar nossas crianças”, conclui.
 
Para vacinar a população vicentina contra a poliomielite, São Vicente conta com as 26 UBS’s/ ESF’s à disposição, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. A Sesau disponibiliza, ainda, o posto fixo instalado no Brisamar Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. O endereço é Rua Frei Gaspar, 365 – Centro, loja 346, 3° piso.
 
Confira os endereços das unidades de saúde:
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello)
- UBS Catiapoã (Av. Pérsio de Queiroz Filho, 733/734)
- UBS /ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299)
- UBS /ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70)
- UBS/ ESF Jardim Guassu (Rua Lagarto, 101)
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
- UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
- UBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
- ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
- ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510)
- ESF Nova São Vicente e ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10)
- ESF Jardim Rio Branco I (Rua Antônio Riscalle Husne, 1.760)
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n)
- ESF Jardim Rio Negro (Rua E, 110)
- ESF Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);
- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil s/n);
- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n);
- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, 311);
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57).
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite