Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
10/08/2022
NOTÍCIAS
São Vicente lança Observatório Municipal da Violência de Gênero e Raça

Atenta às pautas recorrentes e em busca de proporcionar mais ferramentas de combate à violência, a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) lançou o Observatório Municipal da Violência de Gênero e Raça. Este mecanismo contribuirá para o monitoramento e centralização de estudos e pesquisas a fim de elaborar mais políticas de combate às várias formas de violência, além de disponibilizar uma página exclusiva no site da Prefeitura para acesso público.


O decreto foi assinado pelo prefeito Kayo Amado no dia 3 de agosto, no Salão Nobre do Paço Municipal. Participaram do encontro os advogados e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Vicente, representados pela presidente Josiane Cristina Silva, pela presidente da Comissão de Combate à Violência de Gênero, Vilma Mendonça, e a vice-presidente, Ana Carolina da Silva, além do coordenador de Comunicação, Hamilton Bueno, da assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Hanna Pereira, e da auxiliar administrativa Marina Major.


"O Observatório será muito importante para a Cidade, pois conseguiremos transformar números em informação, para subsidiar políticas públicas, projetos e investimentos. E todas as ideias a partir do diagnóstico do Município", ressaltou Hanna Pereira.


Além do Observatório, iniciativa que partiu da Prefeitura, a Cidade oferecerá orientações jurídicas para mulheres com o projeto 'OAB por Elas' através da Comissão de Combate a Violência de Gênero da OAB-SV. Basicamente, a ideia consiste em auxiliar o público feminino  em situações adversas.


Agosto Lilás - As iniciativas foram lançadas no mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Buscando ir além de ações 'temporais', as entidades do Município desenvolveram projetos que transcendem ao mês de agosto e poderão dar mais suporte à população vulnerável. 


O Agosto Lilás surgiu com o propósito de alertar a população, por meio de estatísticas e depoimentos, para o alto índice de violência contra a mulher. A campanha reforça a importância da Lei Maria da Penha, instituída nacionalmente no dia 7 de agosto de 2016


Por Guilherme Sibilio

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite