Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
11/08/2022
Prefeitura de SV lança campanha sobre descarte correto de lixo infectante
O descarte de lixo e resíduos merece atenção de quem o faz, ainda mais se tratando de lixo infectante, formado por materiais que precisam de tratamento adequado para evitar a contaminação do solo, lençol freático, água, rios ou ar, como agulhas, giletes, bisturis, materiais com sangue e/ou fluído corporal, descartes de zoonose, entre outros.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), lança uma campanha para conscientizar a população, em especial, os comerciantes, sobre a importância de fazer o descarte correto desse tipo de material. Folhetos explicativos foram produzidos pela Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), para serem distribuídos nos comércios.

Em três passos rápidos, estabelecimentos podem se cadastrar e fazer o descarte correto de resíduos sólidos perfuro-cortantes e infectantes.

Passo 1:
Os estabelecimentos de saúde, tais como clínicas, dentistas, farmácias, veterinários, salões de beleza, entre outros, devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária, solicitando o serviço de remoção.

Passo 2:
A partir daí, é analisada a quantidade de resíduo que o local produz e, em seguida, é gerada a a taxa de remoção de resíduos de saúde (TRRS), que pode ser parcelada até o final do ano corrente.

Passo 3:
Ao ser feito o pagamento da primeira parcela, a empresa licitada pela Administração Municipal é acionada para a inclusão do endereço no serviço de coleta. O boleto de pagamento está disponível no site da Prefeitura para as empresas cadastradas na Vigilância Sanitária.

O contato com a Vigilância Sanitária pode ser feito pelo telefone (13) 3569-5713.

As coletas são feitas semanalmente, sendo que alguns pontos necessitam de recolhimento dos materiais mais de uma vez por semana, dependendo da quantidade de resíduo produzido, que é verificada pela empresa licitada durante a visitação.

Modo correto de acondicionar os resíduos
Para a retirada dos resíduos, todo o material deve estar devidamente acondicionado em saco branco ou em caixa coletora de material perfurocortante, respeitando seu limite de capacidade. Esse material passa por pesagem, para se manter um controle da quantidade produzida.
A retirada do resíduo é realizada pela Silcon Ambiental, empresa licitada pela Secretaria de Saúde, que pode ser acionada através do telefone (11) 2128-5758, (11) 2128-5777 ou (11) 94269-5373.

Por Matheus Terras