Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de setembro de 2023.
16/08/2022
NOTÍCIAS
Ponte Pênsil recebe manutenção emergencial do DER nesta terça-feira (16)
Pranchas de madeira danificadas do tabuleiro foram substituídas; empresa que fará reforma completa deve ser definida nesta quarta (17)
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado, realizou uma manutenção emergencial na Ponte Pênsil na manhã desta terça-feira (16). O tráfego permaneceu bloqueado das 9h30 às 13h para a realização dos serviços.
 
O objetivo foi sanar os problemas mais urgentes até a reforma oficial, prevista para acontecer até o fim do ano. Foi realizada a troca das pranchas de madeira que estavam comprometidas, garantindo a segurança dos veículos que transitam pelo local, principalmente os motociclistas.
 
Nesta quarta-feira (17) está prevista a abertura dos envelopes das empresas que participam da licitação aberta pelo DER, e que definirá a vencedora do certame, que ficará responsável pela reforma completa da Ponte Pênsil.
 
Em 26 de março de 2022, foi publicado um edital de licitação do DER, que acabou dando deserta em abril, ou seja, nenhuma empresa se interessou. 
 
O valor estimado da obra é de R$ 5.259.311,38 com duração prevista de oito meses.  
 
Prefeitura de São Vicente
Diante da falta de manutenção na Ponte Pênsil, e da necessidade de uma reforma, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, fez uma live das redes sociais, nesta segunda-feira (15), diretamente de uma das cabeceiras da ponte, para dar total transparência acerca do tema, mostrando de que forma a Adminstração Municipal tem solicitado a atenção do Governo do Estado para o assunto.
 
A Ponte Pênsil é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes e, por isso, a Prefeitura não pode realizar nenhuma intervenção na estrutura.
 
Em 2013, a Ponte Pênsil passou por uma longa reforma, que foi concluída em 2015. De lá para cá, não houve nenhuma nova manutenção no local.
 
O prefeito mostrou diversos ofícios encaminhados ao Governo do Estado já no seu primeiro ano de mandato, em 2021, quando constatou problemas nas tábuas de madeira e nos gradis, que já vinham de anos anteriores.
 
Em 5 de maio de 2021, o prefeito fez o primeiro ofício ao Governo do Estado, pedindo providências para a manutenção na ponte. Em seguida, em junho de 2021, um segundo ofício foi enviado ao Estado. Em julho de 2021, mais uma vez o prefeito fez uma requisição, tendo em vista a piora nas condições do equipamento.
 
No fim de 2021, foi feito mais um pedido por parte do prefeito Kayo Amado, até que começou a tramitar um processo de abertura de licitação para a reforma da Ponte Pênsil.
 
"Buscamos agir com total transparência desde o início do meu governo. Apesar de estar dentro do Município, não temos condições de realizar nenhuma obra na ponte, mas temos a capacidade de fiscalizar e cobrar, e é isso o que estamos fazendo. Estou incomodado, mas as coisas têm um tempo para acontecer. Diante da situação, até definir a empresa que fará a reforma, eles me responderam que o DER fará um trabalho paliativo no local", disse o prefeito Kayo Amado.
 
A orientação é que motoristas e motociclistas trafeguem em baixa velocidade e com cautela, evitando acidentes, até que os problemas sejam resolvidos completamente.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite