Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
24/08/2022
Proerd forma mais 700 alunos da área insular nesta sexta-feira (26)
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) conclui mais uma etapa na manhã dessa sexta-feira (25), quando 700 crianças de sete escolas da área insular de São Vicente (das quais cinco municipais) participam da solenidade de formatura no ginásio do Clube de Regatas Tumiaru (Praça Coronel Lopes, 167 - Centro).

Os formandos são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Professora Vera Lúcia Machado Massis (Cidade Náutica), Prefeito Jonas Rodrigues (Bitaru), Prefeito Antônio Fernando dos Reis (Voturuá), Prefeito Luiz Beneditino Ferreira (Vila Margarida) e Carolina Dantas (Catiapoã), além da E.E. Antônio Luiz Barreiros (Japuí) e do Saint Mary’s School.
Na terça-feira (30), é a vez de outras 500 crianças de quatro escolas da Área Continental de São Vicente participarem da formatura do Proerd, das EMEFs Luiz Pinho de Carvalho Filho (Humaitá), Mário Covas Júnior (Parque das Bandeiras), Francisco Martins dos Santos (Rio Branco) e Raul Rocha do Amaral (Jardim Irmã Dolores).

Desenvolvido desde 1993 no Estado de São Paulo, a iniciativa visa prevenir o uso de drogas, pregando o combate à violência e o estreitamento do relacionamento polícia-cidadão. As aulas são ministradas por policiais militares capacitados para a finalidade.

Trata-se de uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – DARE, surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com os currículos Proerd para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Proerd para 5º ano do Ensino Fundamental, Proerd para 7º ano do Ensino Fundamental,  Proerd para Pais/Responsáveis.