Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
25/08/2022
NOTÍCIAS
MC Neguinho do Kaxeta visita alunos da EMEF Carolina Dantas e fala sobre importância da escola

 

Com 22 anos de carreira e mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube, o funkeiro Júlio César Ferreira - conhecido pelo nome artístico de MC Neguinho do Kaxeta - surpreendeu alunos da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã) na tarde desta quinta-feira (25), quando participou de uma roda de conversa com aproximadamente 100 estudantes.

 

A visita surpresa do funkeiro fez parte da programação do Núcleo de Cultura de Paz, desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

 

NK respondeu perguntas dos alunos. “Todo dia é uma luta diferente. São vários itens que temos que seguir e o primeiro é responsabilidade. Às vezes é preciso privar algumas fitas, para lá na frente colher outras melhores”, aconselhou. 

 

Questionado sobre a relação com o sucesso, o artista disse que não mira tanto nesse objetivo. “Encaro como um trampo, como de qualquer pessoa que está na luta diária, sempre com responsabilidade, comprometimento e determinação, Com essas três coisas, você conquista o que quiser”, disse ele, lembrando que, antes da fama, trabalhou como feirante e cobrador de lotação em São Vicente. 

 

O MC também falou sobre a importância da escola. “Aqui é o espaço onde aprendemos tudo para a vida, em especial na questão do respeito. Às vezes você vê que o seu pai ou sua  mãe foram humilhados pelo patrão, mas chega na escola, o aluno quer humilhar o professor ou a tia da merenda. Se você não está nem aí para o estudo, lembra do seu pai. O que a gente não quer para a gente, não faz para o próximo”, ponderou ele, mostrando que a família, igualmente, deve ser sempre valorizada.

 

Fã de Neguinho do Kaxeta, o rapper e sociólogo vicentino Bruno Pierre (que integra a equipe da Seas e faz parte do Núcleo de Cultura de Paz) fez uma apresentação, com uma canção sobre a importância de projetar realizações para o futuro. 

 

A assistente social Eliana Nascimento Rodrigues, do Núcleo de Cultura de Paz, revelou que, principalmente após a pandemia, passou a ouvir alunos com a ideia de que não vale a pena estudar e sem projetos para o futuro. “Convidamos, então, o NK para fazer um vídeo falando sobre a importância de manter vivo os sonhos. Para a nossa felicidade, ele se propôs a não apenas gravar a mensagem, mas encontrar um tempo na agenda para vir pessoalmente à escola”. A visita será transformada em um documentário, mostrando a questão da superação, a importância de se ter sonhos e a valorização da escola e da família. 

 

Estagiário de Assistência Social, Lucas Henrique Pisciotta Antonio enalteceu a experiência como “uma tarde totalmente transformadora para os jovens, porque sonhar sempre vai valer a pena”.

 

Diretora da escola, Eliana Veríssimo lembrou que “é importante termos a presença de uma pessoa de sucesso, que morava próximo da nossa escola, para que nossos alunos tenham como espelho e saibam que estudar é um caminho para alcançar os objetivos e realizar sonhos”.
 

Texto - Renato Pirauá
Fotos - Cynthia Rocha
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite