Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de maio de 2024.
01/09/2022
NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde entrega órteses e próteses a pacientes em reabilitação nesta sexta-feira (02)
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira (02), a entrega de órteses e próteses para a população que faz ou já fez tratamento nas unidades de reabilitação do Município. 
 
Os pacientes aptos a receber o material têm deficiência e estavam na fila de espera para serem contemplados. São equipamentos que permitem a acessibilidade, a reabilitação plena e a inclusão social. 
 
As entregas serão realizadas a partir das 9h, no Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com 
Deficiência - Reabilitar I (Praça da Imigração Japonesa, s/n – Vila Nossa Senhora de Fátima). 
 
No local serão disponibilizadas próteses e equipamentos como calçados ortopédicos e palmilhas, confeccionados sob medida. 
 
Será atendido um paciente por hora, pois como os equipamentos são personalizados, é necessário que o técnico ortopédico da empresa faça os ajustes e adaptações, caso necessite, na hora para cada paciente.
 
Às 14h é a vez do Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar II (Av. Dep. Ulisses Guimarães, 601 - Jardim Rio Branco) entregar próteses aos pacientes.
 
Até o final do ano, cerca de 300 equipamentos serão fornecidos para pessoas com deficiência que fazem tratamento nos núcleos de reabilitação da rede de saúde. São andadores, bengalas, muletas, calçados ortopédicos e palmilhas.
 
Essa ação faz parte do planejamento feito pela Sesau, e se configura como a quarta entrega desde o início da campanha, em 12 de maio.
 
No dia 11 de agosto, calçados confeccionados sob medida (para alteração do tamanho dos membros inferiores, para aqueles pacientes que tinham alguma sequela neurológica ou neuropatia diabética) foram entregues para adultos e crianças. Além disso, também foram entregues palmilhas confeccionadas sob medida.
 
Já dia 16 de agosto, a Sesau entregou órteses de membro inferior para crianças no Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Criança com Deficiência -  São Camilo (Av. João Francisco Bensdorp, 261 - Náutica III).
 
Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, proporcionar acessibilidade aos munícipes é essencial. “Estamos trabalhando muito para proporcionar mais qualidade de vida aos nossos munícipes. Ainda vamos realizar muitas entregas até dezembro. Nosso objetivo, agora, é todo ano pleitear uma verba para não interromper esse programa. Queremos continuar proporcionando bem-estar, condição e conforto para nossa população”.
 
Atualmente, a Coordenação de Reabilitação conta com três unidades de atenção às pessoas com deficiência: 
 
- Centro Reabilitar II, para residentes na Área Continental;
 - Centro Reabilitar I, para os moradores da Área Insular;
- Centro São Camilo, para crianças até 12 anos.
 
Histórico - Em 1997, São Vicente iniciou o Programa Municipal de Entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para as pessoas com deficiência. A concessão dos equipamentos era realizada no Centro de Reabilitação e Inclusão Social (antigo CRIS – atualmente Reabilitar I). 
 
O programa teve continuidade até o final de 2012, quando começaram os agendamentos no serviço estadual da Rede Lucy Montoro, que passou a suprir toda necessidade da região para a dispensação destes materiais.
 
De 2012 a 2016, as entregas passaram a ser realizadas pelo Estado. Agora, 10 anos depois, a Sesau retoma o programa, consegue verba e inicia o processo de compra e entrega dos aparelhos que permitem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.
 
Por Matheus Terras


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite