Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
02/09/2022
NOTÍCIAS
Pacientes das unidades de reabilitação recebem novas próteses e órteses em São Vicente
Seguindo o cronograma de entregas de órteses e próteses, a Secretaria de Saúde (Sesau) realizou nesta sexta-feira (02) a entrega de três próteses e três calçados e palmilhas para pacientes que fazem ou já fizeram tratamento em alguma das três unidades de reabilitação do Município.
 
Por volta das 9h, foram feitas as primeiras entregas do dia no Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência - Reabilitar I, na Área Insular. Seu Antônio Souza Dias, de 63 anos, morador do bairro Japuí, foi o primeiro morador da fila a ser contemplado com os equipamentos que visam proporcionar mais acessibilidade, reabilitação plena e a inclusão social.
 
O vicentino conta que já faz acompanhamento médico na unidade há cerca de 10 anos, e por meio do Centro de Reabilitação conseguiu adquirir a prótese antiga que ele possuía. “É uma experiência nova usar esse equipamento. No começo tem um leve desconforto por não estar acostumado, mas tudo é questão de adaptação. Estou feliz.”
 
Os profissionais que trabalham no local deram instruções e orientações para Seu Antônio, sobre as cautelas e a higiene com a prótese.
João Adolpho Alencar, 43 anos, é o responsável pela confecção das próteses e órteses que, depois de 10 anos, São Vicente voltou a disponibilizar para a população. “Nossa ideia foi montar uma oficina geral de próteses e órteses e também algumas cadeiras de rodas. Esses equipamentos são feitos a partir do molde dos pacientes. Eu e minha equipe começamos com a avaliação pessoal de cada morador, depois tiramos as medidas e confeccionamos um molde com gesso.”
 
Em média, as próteses levam cerca de um mês para ficarem prontas. Além disso, para maior durabilidade dos equipamentos, os pacientes precisam voltar à unidade regularmente para fazer os ajustes necessários.
 
“Como é um equipamento que a pessoa usa diariamente, é preciso se acostumar e isso leva um período. Fazemos todas as verificações no dia da entrega, a regulagem, moldagem, colocamos o paciente para andar e testar. Durante o processo de adaptação, é normal estranhar ou então apresentar alguma falha, por isso é importante que os pacientes voltem ao Centro de Reabilitação nas datas marcadas pelos agentes”, destacou João.
 
A Sesau já realizou outras três entregas de próteses, órteses e equipamentos como calçados ortopédicos e palmilhas neste ano, confeccionados sob medida. 
 
“Além do cuidado que nós temos no dia da entrega, a fim de proporcionar o máximo de conforto para nossos pacientes, também mantemos contato com eles para verificar se está tudo bem ou se há algum problema. Todos estão super adaptados e ainda elogiaram a empresa e os profissionais que fizeram os equipamentos”, disse a a responsável técnica do Reabilitar I, Luciana Gushiken. 
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite