Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de setembro de 2023.
06/09/2022
NOTÍCIAS
Atriz vicentina participa de minissérie sobre bicentenário da Independência, transmitida em rede nacional
Com apenas 15 anos de idade, muito talento e sorriso no rosto, a moradora do Itararé, em São Vicente, Sophia Villanova Ramalho de Brito Barbosa, entra em cena em rede nacional, na TV Cultura, a partir desta quarta-feira (7), às 22h. Em virtude do seu empenho e qualidade, a atriz foi contemplada com a oportunidade de participar da 'IndependênciaS', minissérie de 16 capítulos, dirigida por Luiz Fernando de Carvalho, em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil. 
 
As transmissões serão às quartas-feiras, a partir das 22h. A jovem protagoniza o papel de Maria da Glória, primeira filha de D. Pedro I, amplamente conhecido por ter proclamado a Independência, no dia 7 de setembro de 1822. A produção conta com a participação de artistas renomados como Antônio Fagundes e Daniel de Oliveira. 
 
O perfil da jovem no ‘Boneca de Pano’, agência a qual faz parte, foi selecionado em abril. Quando recebeu o convite, Sophia ficou em êxtase. “Lembro direitinho de cada detalhe. Fui a São Paulo provar a roupa e quem me recebeu foi o diretor. Ele perguntou qual seria meu papel. Expliquei que a agência não havia me informado, porém, como nunca havia atuado antes em uma série dessa magnitude, acreditava que seria figurante. Então ele disse: 'Você será a filha de Dom Pedro’. Minha ficha nem tinha caído de tanta felicidade", relembra. 
 
A atriz correu contra o tempo, pois o aviso sobre a gravação, que aconteceu em maio, veio com apenas um dia de antecedência. “Eu estava com aparelho na boca e trabalho para apresentar na escola. Nós nos reviramos e deu tudo certo. Foi uma experiência inigualável", relata.
 
Ciente da relevância que São Vicente possui, ela salientou a importância de representar o nome do Município numa produção histórica como a de 200 anos da Independência. “Embora a gente aprenda na escola que estamos na primeira cidade do Brasil, não costumamos valorizar isso. É gratificante poder levar o ‘rosto’ de São Vicente para que as pessoas possam ver”.  
 
A trajetória da jovem no ramo começou a ser escrita ainda na infância, ao lado da gêmea, Stephanie Villanova Ramalho de Brito Barbosa, que também é do meio do teatro. Segundo Sophia, a irmã foi um grande incentivo para que ela alcançasse esse patamar. “Nós temos uma conexão incrível. Fazemos tudo juntas. Eu era mais ligada à parte de exatas, e a Stephanie me despertou essa paixão pela arte. Meu sonho é que, um dia, possamos participar juntas em algum papel”.
 
Superação- Assim como boa parte dos artistas, Sophia encontrou obstáculos no caminho. Um deles chegou a colocá-la em risco de vida: a anorexia, transtorno alimentar relacionado ao comportamento obsessivo do indivíduo pelo emagrecimento e uma ‘alimentação regrada’. A doença se desenvolveu em agosto de 2021 e acarretou em graves consequências, como mudanças instantâneas de humor, frio e sono a todo momento e perda de massa - ela chegou a pesar 36 kg. Graças ao amparo da família e ao trabalho dos profissionais, a jovem conseguiu se recuperar e, em menos de um ano, dar a volta por cima. 
 
A vicentina explicou que o ambiente na qual estava inserida propiciava esse desejo insaciável pela perda de peso. Além disso, outro fator foi determinante para que a saúde dela se agravasse. “A pandemia mexeu muito não só comigo, mas com todos nós, crianças, adolescentes e jovens. Essa doença se desenvolve, majoritariamente, em adolescentes e jovens, pois tem muita ligação com a saúde mental. Precisamos abordar assuntos como esse cada vez mais”.
 
A atriz quer servir como inspiração para ajudar outras pessoas diagnosticadas com anorexia. “Não tenho restrição nenhuma em falar sobre, pois quanto mais a gente trata disso, mais voz damos a algo que, infelizmente, é realidade no nosso meio”.
 
A mãe, Alexandra Villanova Ramalho, não escondeu a emoção ao recordar os momentos mais difíceis. “Ela é uma guerreira. A gente não esquece, até porque a Sophia segue em tratamento. Porém, já venceu essa batalha. E tudo começou quando ela teve a coragem de nos contar que não estava conseguindo se alimentar devidamente. Fizemos de tudo e, graças aos profissionais e à força dela, minha filha nasceu de novo para o mundo”.
 
IndependênciaS- A série irá ao ar até o final do ano, e tem como intuito desconstruir alguns conceitos gerais a respeito da Independência do Brasil, por meio de uma viagem no tempo. 
 
Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Rafael Damaceno

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite