Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
08/09/2022
NOTÍCIAS
EMEIEF Pref. Sebastião Ribeiro da Silva, em São Vicente, recebe teatro sobre abuso infantil
A Ecorodovias, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentou nesta quinta-feira (8), o espetáculo “Pipo e Fifi”, da Cia Truks, em parceria com a autora do livro infantil de mesmo nome, Caroline Arcari, para as crianças da EMEIEF Pref. Sebastião Ribeiro da Silva, localizada Conj. Res. Tancredo Neves. 
 
O espetáculo tem como principal objetivo retratar, de forma leve e sensível, o tema abuso infantil. Os personagens principais, Pipo e Fifi, explicam de uma forma simples conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivências e trocas afetivas, abordando as diferenças entre toques de amor e toques abusivos, mostrando os caminhos para o diálogo e a proteção. 
 
Ao final do show, os atores ainda interagiram com as crianças promovendo uma oficina de bonecos de papel.
 
Segundo a diretora da escola, Sandra Chaves, o espetáculo superou as expectativas tanto pelo tema, quanto pela forma como foi apresentado para as crianças. “Quando fomos convidados para receber a Cia Truks, sabíamos qual era o tema. Ainda é um assunto que os educadores têm certo receio em falar com os alunos. Logo, é muito bom que os pequenos aprendam de uma maneira tão lúdica. Que venham mais espetáculos como este para trazer mais aprendizados e ensinamentos”.
 
Cia Truks - Criada em 1990, a Cia Truks apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições e espaços alternativos de todo o Brasil, além de participar de mostras e festivais em países do exterior. 
 
Para os integrantes Thais Rossi, Driely Palácio, Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz e João Santiago, a experiência de montar esse espetáculo com a autora do livro, Caroline Arcari, foi muito interessante, pois eles montaram com especialistas do assunto. 
 
“Nosso grupo existe há mais de 30 anos e trabalhamos com teatro de bonecos e objetos.  Surgiu a oportunidade de parceria com a Caroline Arcari, que é especialista nesse tema, e foi muito legal montar esse espetáculo. É um tema que é um tabu, os pais têm medo e, muitas vezes, acham que proteger a criança é não falar sobre isso. Nós aprendemos durante nosso tempo de estrada que quanto mais informação os pequenos têm, mais protegidos estão”, explicou a atriz Thais Rossi.
 
Por Guilherme Esron

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite