Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
08/09/2022
Motoristas de ônibus de SV recebem capacitação para operação de elevadores para pessoas com deficiência
Com o objetivo de capacitar os motoristas dos ônibus do transporte público municipal de São Vicente para a operação dos elevadores para pessoas com deficiência física (PCD), o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdef) e a empresa Santa Cecília Turismo LTDA (Sancetur) promovem um treinamento neste sábado (10), no Centro de Convenções (Av. Capitão Luís Antônio Pimenta, 811 - Parque Bitaru), a partir das 9h.

Além do treinamento técnico, a ação tem foco na imersão dos profissionais no dia a dia das pessoas com deficiência, ou seja, eles serão colocados na posição desses usuários dos ônibus, para viverem a experiência.

Na ocasião, os profissionais serão divididos em quatro turmas, cada uma com 28 motoristas, que farão dinâmicas com situações vividas na rotina de uma pessoa com deficiência e possam, dessa maneira, entender a importância de um olhar apropriado para exercer sua função.

A iniciativa surgiu em uma reunião entre o prefeito Kayo Amado, que também fará o treinamento, e o Comdef. “São Vicente, agora, tem ônibus de verdade, com uma empresa séria e consolidada. A tendência é melhorar ainda mais. Com esse intuito, buscamos, através da capacitação, preparar ainda mais nossos profissionais para que situações desagradáveis que aconteciam anteriormente, na antiga gestão do transporte, não ocorram mais”, salientou o prefeito.

Confira os horários:

- 1ª turma: das 9h às 11h45
- 2ª turma: das 11h às 11h45
- 3ª turma: das 13h às 14h45
- 4ª turma - das 15h às 16h45

A capacitação é organizada pelas secretarias de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), Defesa e Ordem Social (Sedos), Planejamento e Governança (Seplag), além da Sancetur e do Comdef.

Por Guilherme Sibilio