Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
16/09/2022
Oficina cultural sobre cinema brasileiro tem inscrições abertas
A Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) está com inscrições abertas para a oficina cultural “O Cinema Brasileiro e a Independência - Identidade e Representação” . As vagas são limitadas a 50 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/kZuvUspHTU2sxnPP6. Para participar, é preciso ter mais de 15 anos. A oficina é gratuita.

Com duração de quatro horas, a ação será no dia 23, das 14 às 18h, no Espaço Multicultural (Praça Vinte e Dois de Janeiro, s/n - Gonzaguinha).

Realização do Pontos Mis, a oficina será ministrada por Bruno Cucio, graduado em Cinema pela FAAP, mestre pelo departamento de artes da UNESP, sócio da Travessia Filmes e que atua desde 2009  em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público.

O intuito é promover a discussão sobre o tema, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. Também será abordado o conceito de cinema independente nacional em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.

A proposta é dar ao iniciante no assunto conceitos básicos da linguagem audiovisual em perspectiva com as representações do momento histórico da independência do Brasil e dessa relação com Portugal. A partir daí, será aberta uma reflexão sobre o contexto político e econômico do cinema nacional para definir o conceito de cinema independente no Brasil e analisar as propostas estéticas nas últimas sete décadas.

Assim, o aluno terá a possibilidade de criar repertório através de aulas expositivas e debater as soluções que os artistas deste cinema brasileiro buscaram realizar em suas representações do País e do povo.

Pontos MIS - Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza mostras de filmes para as cidades parceiras programarem e exibirem presencialmente em seus respectivos espaços culturais. A ação faz parte do Programa de Formação e Difusão Cultural em todo o Estado de São Paulo, no qual cidades parceiras recebem programações de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e o cinema.

O Ponto MIS é um programa realizado pelo Governo de São Paulo, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec).

Por: Guilherme Esron