Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
19/09/2022
GCM evita agressão e aborda motorista com suspeita de embriaguez
O fortalecimento dos trabalhos preventivos da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) segue surtindo efeitos. Na noite deste domingo (18) e madrugada de segunda-feira (19), os profissionais atenderam mais duas ocorrências na Cidade.

A primeira foi na Avenida Ayrton Senna, no bairro Itararé. Por volta das 21h de domingo (19), em patrulhamento realizado, os agentes foram informados por um munícipe sobre a suposta embriaguez de um condutor que circulava pela via. A GCM, então, agiu rapidamente e abordou o motorista. Os guardas constataram lesão no indivíduo e, a partir disso, o encaminharam ao pronto-socorro municipal (Crei) para avaliação médica. Na sequência, os profissionais conduziram o suspeito ao 1º Distrito Policial (DP) de São Vicente, deixando-o à disposição das autoridades policiais.

Na madrugada desta segunda-feira (19), às 4h, a GCM interveio na tentativa de agressão de um homem sobre a equipe médica do Crei. Ao ser abordado, o denunciado também tentou agredir um agente. O cidadão foi levado ao DP após a tentativa de dano de patrimônio e violência à pessoa ou grave ameaça.

Denúncias - Ao presenciar ações suspeitas, o munícipe pode acionar a GCM pelo telefone 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.

Trabalho conjunto - Além da GCM, a Polícia Militar (PM) atendeu uma ocorrência importante neste final de semana. Na noite de domingo, por volta das 21h30, em meio a patrulhamento realizado na ‘Operação Paz e Proteção’, na Vila Margarida, os profissionais avistaram um indivíduo que tentou se evadir. A PM abordou o homem que, a princípio, não transportava nada ilícito. Entretanto, em pesquisa, foi constatado um mandado de prisão por latrocínio. Diante dos fatos, ele foi conduzido ao DP.

Aliada às instituições, a Prefeitura não tem medido esforços para melhorar a questão da segurança pública na Cidade, área cuja responsabilidade é do Governo do Estado, através das forças policiais, com apoio da municipalidade.

Foi inaugurado no dia 12 de setembro o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história da Cidade, local onde agentes da GCM e PM realizam monitoramento e operações em conjunto. No espaço estão diversos equipamentos que asseguram a fiscalização do Município por meio dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, a fim de zelar pelo bem-estar da população. As estruturas possuem câmeras de alta resolução que giram 360 graus e tecnologia de leitura de placa OCR (Optical Character Recognition), alcance de até dois quilômetros e botão de pânico, no qual o indivíduo pode acionar diretamente o CCO e conversar com um agente de plantão.

Junto a isso, ainda neste ano, a GCM foi reforçada com a chegada de 17 novos agentes, além de outros 16 que estão em capacitação, a entrega de dez modernas viaturas e a revitalização dos ônibus da base móvel.

Por Guilherme Sibilio