Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
19/09/2022
Alunos da rede municipal participam de ''faxina ambiental'' na Praia do Itararé

Estudantes e professores das escolas municipais Prefeito Jonas Rodrigues e Raquel de Castro, ambas situadas no Parque Bitaru, participaram na manhã de sábado (17) de uma ação na Praia do Itararé referente ao Dia Mundial da Limpeza.

A data mobilizou voluntários de 191 países para uma grande “faxina ambiental” em suas cidades, bairros, praias, praças e parques. Em São Vicente, a iniciativa se estendeu das 9 às 12h, com cerca de 80 colaboradores atuando em um raio de 1.300 metros entre a faixa de areia e a encosta da Ilha Porchat.

No total, foram recolhidos 100 quilos de resíduos, sendo que somente os alunos dos colégios vicentinos contabilizaram a retirada de três quilos de material e do chamado microlixo, entre tampinhas plásticas, bitucas de cigarro, fragmentos de embalagens, entre outros.

Monitores orientaram sobre os danos ao meio ambiente causados pelo lixo que chega às águas, com consequente prejuízo à fauna marinha. Estudos apontam que uma garrafa PET, por exemplo, leva até 100 anos para se decompor, enquanto latas de refrigerante demoram o dobro desse tempo. Já  pilhas e baterias podem esperar até cinco séculos para serem absorvidas pela natureza.

Realização - A mobilização realizada no sábado (17) foi promovida pela ONG Ecologia em Movimento - Ecomov, com adesão da Diretoria Pedagógica e do Núcleo de Educação Ambiental, ligados à Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc), além do Colégio Privilégio e apoio da Bequisa - Detia Degescx Group, Grupo Escoteiros do Ar de São Vicente e Grupo Escoteiros Ipupiara.

Década do oceano - A escolha pela Praia do Itararé foi ao encontro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A Década do Oceano, como é mais conhecida, foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mostrar o importante papel da ciência para a sociedade numa abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável.

A ação está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU. As metas da ODS buscam proteger as vidas marinha e terrestre, produzir energia limpa e acessível,  viabilizar cidades e comunidades sustentáveis, incentivar o consumo e produção responsáveis, promover ações contra a mudança global do clima, oferecer água potável e saneamento, entre outras.

Por Renato Pirauá