Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
20/09/2022
Motoristas de ônibus municipais usam óculos que simulam embriaguez

Visão dupla e turva, falta de equilíbrio e perda da noção de espaço podem descrever como é a visão de uma pessoa em estado embriaguez. Na tarde desta terça-feira (20) a Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) convidou motoristas da Sancetur. empresa responsável pelo transporte municipal de ônibus, para passarem por esta experiência.

As manobras eram aparentemente simples: percorrer em ziguezague por cones, seguir uma linha reta e passar por baixo  de uma fita. Porém, o desafio incluiu a utilização de óculos que distorcem a visão, simulando um estado de embriaguez em diferentes níveis, sem bater nem derrubar nada.O principal objetivo da iniciativa foi mostrar os perigos de se dirigir sob efeito de álcool, ou pegar carona com uma pessoa nessas condições.

Trabalhando há 16 anos como agente de trânsito, Vanessa Godoi de Moura, 48, conta que corriqueiramente  atende ocorrências que envolvem pessoas embriagadas. Ela também conta que tais situações acontecem de forma mais frequente durante os fins de semana. “Quando uma pessoa bebe, ela não perde apenas os sentidos, mas também tem a consciência anestesiada. A ideia é mostrar para as pessoas como elas ficam na direção de um volante”, falou Vanessa.

Vanía Cilene Costa, 48, trabalha como motorista na Sancetur e também participou da vivência. Ela conta que não bebe e descreve que o sentimento de se colocar no lugar de uma pessoa bêbada foi horrível. Apesar de sóbrios, o fato de não conseguirem discernir o que está perto ou longe provocou uma sensação assustadora.

Código de Trânsito - Dirigir embriagado é uma infração gravíssima, com retenção do veículo e aplicação de multa de R$ 2.934,70, além de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.

Por Vitória Oliveira