Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
26/09/2022
Primeira etapa da Nova Orla do Gonzaguinha tem previsão de conclusão até o fim do ano
Os trabalhos de revitalização da Orla do Gonzaguinha estão a todo vapor. Nesta sexta-feira (23), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) finalizou as intervenções nas redes de esgoto e água para a continuidade das obras.

O próximo passo da primeira etapa tem previsão de conclusão em um mês e consiste na correção das linhas de drenagem com a substituição das manilhas, desobstrução das existentes e desassoreamento. Depois haverá a instalação da nova infraestrutura de iluminação e a finalização do canteiro central, píer e do passeio público dos lados, praia e residencial. A obra segue o cronograma de conclusão da primeira etapa até o fim do ano.

O serviço foi dividido em duas etapas: a primeira da Praça Menon (Rua Onze de Junho - Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio; e a segunda da Rua Frei Gaspar até a Praça Tom Jobim.

A obra, projetada e fiscalizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi aprovada pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 9 milhões.
“Sabemos que por enquanto a obra causa alguns transtornos à população que mora ou utiliza o trajeto no entorno, mas quando o serviço terminar teremos uma praia totalmente revitalizada, com uma vista sem interferências, com sistemas de drenagem e abastecimento de água melhores e com a qualidade de um local que será um cartão-postal e um símbolo da orla mais linda de toda a Baixada Santista”, afirmou o prefeito Kayo Amado.

Sabesp - A Companhia tinha previsão de realizar o serviço de manutenção da adutora, encanamento e ramais de ligação da rede em 2023. A Sedurb entrou em contato e solicitou que os serviços fossem adiantados e feitos de forma integrada com a revitalização da orla.

No local, a Sabesp fez a troca da adutora principal de água que faz a interligação de abastecimento de água na região, lado praia e residencial, compatibilizando com o andamento da obra. Cerca de 200 metros de tubulação de cada lado da via foram substituídos e a previsão é que, pelos próximos 20 anos, não será necessária nenhuma nova intervenção.

Também foram substituídos os ramais dos prédios, do abastecimento de água fria e da coleta de esgoto sanitário, fazendo uma manutenção necessária para melhorar todo o fornecimento, escoamento e tratamento de esgoto da região.

Todo esse serviço foi realizado sem interferir no abastecimento e amplamente comunicado aos moradores.
“O serviço estava no cronograma da empresa para 2023, por isso conversamos com a Sabesp solicitando esse trabalho integrado para que no ano que vem não houvesse essa interdição, trazendo transtornos novamente à população que mora ou utiliza a rota da praia. Toda a execução da obra está sendo pensada, planejada e executada para causar o mínimo transtorno possível, evitando também o desperdício de recursos públicos”, afirmou o secretário Alexsandro Ferreira.

A obra em detalhes

1ª Fase - Do início da Praça Menon (Rua Onze de Junho - Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio.

Os serviços, com 750 metros de extensão, contemplam os dois píeres, canteiro central, calçada de pedestres sentido praia e residencial, e o enrocamento (posicionamento de pedras para diminuir o impacto das ondas no calçadão).

As calçadas serão feitas com concreto e mosaico português, trazendo alta durabilidade, acessibilidade  e beleza. No canteiro central, serão plantadas árvores e instalada uma praça com mobiliário urbano (mesas e cadeiras). A ciclovia e a pista também serão recuperadas.

Os dois píeres serão completamente revitalizados, recebendo novos bancos e muretas com elementos vazados, com desenho moderno e fácil manutenção. Na lateral do píer, entrada da praia, será instalado um chuveirinho para os banhistas.

Também serão instaladas lombo faixas (faixa elevadas), seguindo até a Avenida Presidente Wilson, trazendo melhor acessibilidade, já que ao longo da orla haverá diversos trechos com rampas de acesso. A previsão da conclusão da primeira etapa segue para final de 2022.

Serviços a serem executados:
- Remodelação do calçadão da Orla do Gonzaguinha;
- Requalificação da Praça Tom Jobim;
- Novo espaço contemplativo e de lazer, com rosa dos ventos e fonte interativa;
- Espaço multiuso de atividades;
- Remodelação dos píeres da Orla do Gonzaguinha;
- Remodelação do paisagismo, passeio público, ciclovia e canteiros centrais;
- Novos mobiliários urbanos;
- Remodelação da Praça Heróis de 32, Praça Carlos Menon e Praça do Maçom