Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 15 de junho de 2024.
28/09/2022
NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde de SV realiza mutirão para implantação de contraceptivo
A fim de conscientizar as meninas sobre os riscos da gravidez na adolescência e dos métodos contraceptivos, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), promove nesta sexta-feira (30), um mutirão para atender adolescentes com até 19 anos que já foram mães para colocação do Implanon. 
 
Estas adolescentes podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), para obter mais informações e agendar horário. A estimativa da Sesau é de ofertar cerca de 100 dispositivos.
 
O mutirão acontece das 9h às 15h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, na Vila Melo) e também na Unidade Saúde da Mulher (Rua Salvador, 60, Jardim Irmã Dolores).
 
A iniciativa também conta com palestras sobre métodos anticoncepcionais, além de outras formas para se evitar uma gestação, e faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
 
Segundo a secretária de Saúde, Michelle Santos, esta é uma questão que mexe não só com a vida das famílias, como também é um tema de saúde pública. “Os dados mostram que os índices de gravidez na adolescência no Brasil estão 50% acima da média mundial, que é de 46 mães a cada mil adolescentes. Esse mutirão e a campanha visam chamar a atenção do público infanto-juvenil sobre as consequências da gravidez não intencional e para a necessidade de se ampliar o diálogo sobre o assunto”.
 
Implanon - O chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso porque a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de três anos em que o implante segue liberando seu princípio ativo para a corrente sanguínea.
 
O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro contendo etonogestrel. O hormônio é liberado continuamente inibindo a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.
 
Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite