Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
30/09/2022
NOTÍCIAS
Ponte Pênsil passa por reforma estrutural com investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado
Após sete anos desde a sua última reforma, a Ponte Pênsil, em São Vicente, passará por uma nova reforma. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30), no Salão Nobre do Paço Municipal, pelo secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e pelo prefeito Kayo Amado.
 
Entre os serviços de modernização do patrimônio histórico centenário, haverá a substituição total do guarda corpo e das pranchas de madeira, além de elevação do passeio de pedestres e manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo seus cabos de sustentação. A estrutura de concreto também passará por um jateamento com água e receberá pintura contra intempéries, revitalizando a Ponte. 
 
O investimento previsto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, é de R$ 5,2 milhões. A empresa Concrejato, contratada pelo DER e responsável pela reforma, já iniciou a montagem do canteiro de obras para início dos trabalhos.  
 
De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, todo o planejamento foi feito para evitar maiores transtornos. Segundo ele, os trabalhos vão privilegiar os períodos noturnos, e quando for necessária a interdição, a opção aos usuários será a Ponte Esmeraldo Tarquínio (Ponte do Mar Pequeno).  “O prazo de execução será de oito meses e será realizada das 22h às 6h do dia seguinte, com o intuito de não afetar a performance do equipamento até a finalização da obra”, afirmou o secretário estadual. 
 
Durante sua fala, o prefeito Kayo Amado reforçou a importância da Ponte para o turismo do Município, da região e de todo o Estado. 
 
“Além de ser uma ponte de passagem, a Ponte Pênsil é um emblema cultural que liga São Vicente a São Vicente, o que faz com que seja necessária a manutenção mais frequente dessa estrutura tão importante para a população. Desde que assumi o mandato eu vinha pedindo incansavelmente a manutenção por parte do Governo do Estado, já que a ponte é de responsabilidade estadual. E foi após uma conversa com o governador Rodrigo Garcia que esse processo começou a andar de fato. Hoje podemos respirar aliviados porque sabemos que a obra já começou.” 
 
História - A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).
 
A ponte foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.
 
Sua primeira e última grande reforma, com foco na troca de seus 16 cabos de sustentação,  aconteceu em 2013, mas a obra sofreu atrasos e foi entregue dois anos depois, em 2015. 
 
Por Renan Valentim

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite