Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
30/09/2022
Centro de Educação de Jovens e Adultos da Área Insular promove 'Projeto Acelerador'
A partir de segunda-feira (3), cerca de 160 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Área Insular (Cejain) terão a oportunidade de avançar nos estudos por meio de uma bateria de provas, que seguem até sexta-feira (7). O objetivo é diagnosticar a educação básica vicentina, além de certificar os saberes adquiridos pelos alunos tanto nos ambientes escolares quanto extraescolares.

Os exames serão aplicados nos períodos da manhã, tarde e noite na própria unidade do Cejain (Av. Capitão-mor Aguiar, 798).

"Trata-se de um excelente momento desses alunos finalizarem os estudos ainda neste semestre, com garantia de aprendizagem e qualidade”, destacou a supervisora de ensino da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc), Ana Cristina Homsi.

Para participar do ‘Acelerador’, é preciso estar matriculado no Cejain, cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ou a 2ª e 3ª série do ensino médio. “Como diferencial, realizamos oficinas preparatórias limitadas a 20 alunos”, completou Cristina Mateus.

As avaliações abrangem os componentes curriculares nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, biologia, química, física, filosofia, sociologia, inglês e arte.

Os alunos que atingirem nota igual ou superior a 5 são considerados aptos para concluir o componente curricular. Os resultados serão divulgados no dia 10 de outubro.

As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em conformidade aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos de São Vicente têm como principal objetivo construir uma referência municipal de educação para esse público por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Renato Pirauá