Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
06/10/2022
'Acelerando com a Cejacon' tem bom desempenho de alunos, que avançam nos estudos

Uma verdadeira maratona de provas marcou a semana de 26 a 30 de setembro para alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Área Continental, que aceitaram o desafio de participar do “Acelerando com o Cejacon”.

O resultado saiu nesta primeira semana de outubro: dos 102 inscritos na bateria de exames, 38 conseguiram avançar de termo ou concluir os estudos com três meses de antecedência (para os que estavam no termo final do ensino médio).

Os outros 64 participantes ‘eliminaram’ as matérias as quais foram aprovados, e agora continuam os estudos nas demais disciplinas.

Além do provão, foram realizadas oficinas temáticas com o livro ‘Quarto de despejo’, de Carolina Maria de Jesus, nas disciplinas de arte, inglês, filosofia e sociologia.

O bom desempenho no exame garante um certificado de conclusão dos estudos com o mesmo valor do diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio.

Na prática, o “Acelerando” serviu para pleitear a certificação no nível de conclusão nos ensinos fundamental e médio, sendo aberto para alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e das 2ª e 3ª séries do ensino médio.

A bateria de provas possibilitou, ainda, diagnosticar a educação básica vicentina e certificar os saberes adquiridos pelos alunos, tanto nos ambientes escolares quanto extraescolares, com participação gratuita.

O Cejacon tem como principal objetivo construir uma referência municipal de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

ACELERANDO - O ‘Acelerando com o Cejacon’ constitui-se de provas para o ensino fundamental nas áreas de  Língua Portuguesa, Redação; Matemática;  História e Geografia; e Ciências Naturais. Arte e Inglês irão trabalhar com sistema de oficinas, desenvolvendo temas transversais como cidadania, ética, arquitetura, empreendedorismo, protagonismo e política. Já para o ensino médio, as avaliações são voltadas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias; e  Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Filosofia e Sociologia, e Arte e Inglês irão trabalhar com sistema de oficinas, desenvolvendo temas transversais como: cidadania, ética, arquitetura, empreendedorismo, protagonismo e política.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's). A Matriz de Competências e Habilidades disponibilizada possui 30 habilidades e continua subsidiando o estudo individual.

Por - Renato Pirauá