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Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
10/10/2022
NOTÍCIAS
São Vicente participa do Programa Senac Turismo na Escola
A primeira turma composta por profissionais do Turismo e da Educação de São Vicente dará início ao curso híbrido do Programa Senac Turismo na Escola. 
 
Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de Educação (Seduc) que irão participar fazem parte do time responsável pelo Turismo Pedagógico, projeto que já atendeu cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de aproximar a história da Cidade, os pontos turísticos e a cultura indígena por meio da visitação e conscientização sobre o meio ambiente.
 
Representantes de mais cinco estâncias turísticas fazem parte: Caconde, Itanhaém, Morungaba, São José do Barreiro e São Roque. 
 
O curso gratuito para as prefeituras associadas é fruto da parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) e o SENAC-SP. 
 
“Essa é mais uma parceria de sucesso que, sem dúvida, trará muitos frutos para São Vicente. Nada melhor do que um profissional com capacitação específica para ensinar a história e a geografia de São Vicente para criar a consciência do zelo e do amor nos pequenos vicentinos”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Juliana Santana.
 
Programa Turismo na Escola 
 
Cada município pode inscrever quatro profissionais da Educação, considerando coordenadores e professores, e um representante do Turismo. Em formato híbrido, virtual e presencial, a capacitação tem um total de 30 horas e é ministrada pela Profª Valéria Thomaz. 
 
Serão dez encontros com três horas de duração, sendo que dois deles serão presenciais: visita técnica a um atrativo turístico de uma cidade e o encerramento e diplomação dos participantes. 
 
Em outubro, as aulas acontecem nos dias 11, 18 e 25, das 8h às 12h. Já em novembro, nos dias 9, 16, 23 e 30/11, no mesmo horário. E terminam em dezembro, nos dias 6 e 13.     
 
“O foco é capacitar professores e educadores da rede de Ensino Fundamental para compreender a relação entre o currículo formal, especificamente os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC  nas disciplinas de História e Geografia, com o turismo local, visando a construção de vivências e projetos que gerem identidade e valorização cultural dos municípios turísticos”, destaca Valéria.
 
Por Isabella Paschoal


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