Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
14/10/2022
Peça 'O guardião do bem' encerra 17ª edição do Projeto Ecoviver/SV
A 17ª edição do Projeto Ecoviver/SV chega ao fim na terça-feira (18), com a peça infantil “O guardião do bem”, em sessões às 10h e 14h, no auditório do Sest/Senat (Praça Adalberto Panzan, 151 - Náutica III). As apresentações terão na plateia alunos envolvidos nas ações realizadas no decorrer do ano.

A montagem do grupo Cia D’Artes dialoga com a proposta da Jornada Ecoviver deste ano, envolvendo estudantes e professores para ações voltadas a atividades de educação para a segurança viária, sustentabilidade e artes cênicas - tudo focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Anualmente, a Jornada Ecoviver marca presença nas escolas baseando-se na aprendizagem significativa e na problematização. Assim, busca desenvolver competências como protagonismo, criatividade, trabalho em equipe e empatia. As atividades utilizam metodologias como a ‘gamificação’, com elementos comuns em jogos, com regras, superação de níveis, desafios, entre outros.

O projeto Ecoviver é realizado numa parceria entre o Grupo EcoRodovias e a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc), por meio da Diretoria de Orientação Pedagógica.

No decorrer do ano letivo, os alunos participaram de atividades relacionadas ao tema. Também foram trabalhados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ligados à saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros.

Vídeo - Entre os desafios propostos aos alunos, esteve a produção de vídeos relacionados ao tema, com um minuto de duração. “O pessoal dos nonos anos, com uma visão crítica, produziu vídeos abordando cerol que mata motoqueiros, animais silvestres na pista, o risco de trafegar com ‘bike’ na rodovia… Novas ideias foram brotando, como o lixo jogado pela janela dos carros e os dependentes químicos que perambulam embaixo das pontes. Fomos surpreendidos por eles. A semente foi plantada”, destacou o professor de ciências, Ricardo Abreu Paiva, da EMEF Jacob de Andrade Câmara, um dos docentes envolvidos no projeto.