Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
27/10/2022
Escritora vicentina expõe obras autorais na Feira do Livro Benfica 2022, em Portugal
A Feira Benfica 2022, tradicional evento do mercado literário português, terá uma representante de São Vicente: a escritora Helena Fraga. Ela levará na bagagem seus três livros para exposição.

Filha de portugueses, amante da poesia e apaixonada pela cultura portuguesa, Helena não esconde o orgulho por ver seu trabalho atravessando o oceano. “Para mim é uma oportunidade enorme mostrar minhas obras em Portugal e também representar a cidade de São Vicente”. Os títulos que a escritora apresentará na exposição serão: “A Grande Travessia”, uma biografia em homenagem ao seu pai, Armindo do Monumento; “Alma de mulher”, um livro de poesia que exalta as mulheres e “Transforme-se”, com reflexões sobre vários assuntos.

Esta é a sua segunda experiência de Helena em feiras internacionais. Em agosto, ela também teve suas obras expostas na 92ª Feira do Livro de Lisboa, a mais disputada de Portugal.

Enquanto segue ampliando sua presença no mercado de livros português, diante da afinidade com o país e das origens familiares, ela se sente realizada por contribuir com um evento que estimula o gosto pela leitura. “Numa época em que tudo se dá por um ‘click’, um ‘like’ e pouca interação social, meus livros trazem uma reflexão sobre um outro tipo de conexão: a de pessoas, de amores, de ideais e de propósitos”, explica.

Sobre os livros na Feira

No livro ‘Alma de Mulher’, Helena presta uma homenagem à força feminina e à importância do papel feminino na história, proporcionando ao leitor poesias escritas com o coração e que traduzem sua essência.

Já ‘A Grande Travessia’ conta a história de seu pai, o empresário Armindo Coelho da Silva, um imigrante que veio de Portugal na década de 50 e construiu com muita luta sua vida no Brasil, precisamente em São Vicente, onde criou o Monumento Shopping Car e Motos, um dos principais estabelecimentos comerciais da cidade.

A obra ‘Transforme-se’, o livro mais recente de Helena, é inspirada em uma série de vídeos que a escritora começou a fazer durante o período de isolamento com a pandemia, conhecidos como “Resumo Diário de Quarentena” e publicados em suas redes sociais. Essas pílulas de reflexões passaram a fazer parte do seu cronograma diário, seja em casa, no trabalho ou parada dentro de seu carro no trânsito.
Assuntos e temas corriqueiros, como seu despertar culinário, lembranças da infância, empatia, delicadeza, energia positiva e muito mais se transformaram em uma narrativa diária, saindo dos vídeos para o livro, de forma amorosa, tranquila e aconchegante.

Por Guilherme Esron