Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
31/10/2022
Prefeito encaminha pedido de antecipação da Operação Verão para Governo de SP
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, encaminhou, nesta segunda-feira (31), um ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires, solicitando a antecipação imediata da “Operação Verão”, prevista oficialmente para começar em dezembro.

“Temos visto muitos dias de sol, feriados prolongados e fins de semana que têm atraído muitos turistas para cá e, com isso, em toda a Baixada Santista tem acontecido uma série de crimes e ocorrências. Enquanto prefeito o meu papel é cobrar o Governo do Estado por mais efetivo da Polícia Militar”, destacou o prefeito.

A última Operação Verão teve início em 22 de dezembro de 2021 e se estendeu até março de 2022, ocasião em que a Baixada Santista recebeu o reforço de mais de 2,3 mil policiais.

Investimentos em Segurança Pública

O pedido do prefeito Kayo Amado vem ao encontro de todos os esforços que a Administração Municipal de São Vicente tem feito para melhorar a Segurança Pública na Cidade. Com isso, 2022 já é o ano de maior investimento no setor da história do Município, dando condições dignas para que a Guarda Civil Municipal (GCM) consiga desempenhar bem o seu papel.

Os investimentos começaram já em 2021, primeiro ano da atual gestão, com a entrega de 10 novas viaturas para a GCM e a incorporação de 17 novos agentes na Guarda.

Em 2022, foi concluída a instalação de 30 totens de segurança, equipados com câmeras 360° e botão de pânico. As imagens captadas por eles abastecem a sala de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), entregue recentemente, e que funciona 24 horas. É a primeira vez na história que São Vicente conta com um CCO, que tem auxiliado, de forma integrada, os guardas, policiais militares e agentes de trânsito nas ruas, diariamente.

Na última semana, a Prefeitura de São Vicente entregou radiocomunicadores para a GCM, Defesa Civil, SAMU e Trânsito, algo que facilitará o trabalho dos profissionais e possibilitará uma resposta mais rápida às ocorrências.

Capacitação constante dos agentes da GCM; convênio com a Polícia Federal, para que os guardas possam portar armas de fogo em caráter institucional, entre outras ações, também fazem parte da política pública em Segurança Pública da atual gestão municipal.