Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 13 de junho de 2024.
08/11/2022
NOTÍCIAS
Novembro Azul: São Vicente mobiliza público masculino para o combate ao câncer de próstata
O Novembro Azul é uma ação de conscientização que tem como objetivo promover o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo de sua vida. 

 

Pensando neste momento importante para a mobilização dos homens e para a realização de exames, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente preparou diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).
 
Além de conscientizar a população e, principalmente os homens, para o cuidado e combate à doença, a Sesau também mobiliza o público alvo da campanha para a realização dos exames de rastreamento do câncer de próstata.

 

As unidades ampliaram a oferta de agendamento de exames como PSA, VDRL, glicemia, colesterol, aferição de pressão arterial e hemoglobina glicada (caso o paciente seja portador de diabetes) para homens maiores de 45 anos.

 

Além disso, os profissionais da rede, como médicos e enfermeiros da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), também realizarão a capacitação anual sobre saúde do homem.

 

Para a secretária de Sesau, Michelle Santos, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pele. “É uma doença lenta e silenciosa, que atinge principalmente homens mais velhos, acima de 65 anos. Entretanto, a maior dificuldade é o diagnóstico tardio. Por isso a prevenção é muito importante, já que 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura”.

 

A secretária ressalta ainda a importância de também incentivar os servidores que atuam na saúde municipal a agendarem consultas médicas para realização dos exames preventivos que ajudam no diagnóstico precoce do câncer.

 

Confira abaixo as atividades nas unidades:

 

UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 - Vila Mello)
No dia 10/11, a unidade funcionará com horário estendido, com o objetivo de ampliar a oferta das ações de saúde do homem. O atendimento será das 8h às 19h.

 

Sábado Azul - 26 de novembro
 
Visando a ampliação da oferta de ações de saúde voltadas ao homem, a UBS Central, a ESF Ponte Nova (Rua Salvador, s/n, Jardim Irmã Dolores) e a ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n - Vila Voturuá), realizam neste dia consultas médicas, de enfermagem, orientações de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca. 
Também no sábado (26) serão disponibilizados exames de sífilis e HIV, imunização, atualização de cadernetas de vacina, planejamento familiar e atividades educativas.

 

Campanha Vestindo Azul

 

Todas às sextas-feiras, e em alguns dias do mês de novembro, os servidores das unidades são convidados a irem trabalhar com roupas na cor azul para reforçarem a conscientização.

 

Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite